Cachos da Gi

Manual dos Cachos: Glicerina

A glicerina é um componente umectante facilmente encontrado em cosméticos hidratantes, uma vez que é higroscópico (quer dizer que ela age absorvendo água do meio mais úmido e acaba a transferindo para o menos úmido, basicamente). É um líquido (tem aspecto de xarope), transparente, inodoro e super solúvel em água. Além de ser muito hidratante, a glicerina forma uma barreira evitando que a umidade do fio seja perdida muito rapidamente, fortalecendo os fios e evitando a formação de pontas duplas e frizz.

Existem dois tipos de glicerina: a de origem vegetal e a animal, ambas são destiladas e igualmente umectantes, solúveis e hidratantes. A glicerina vegetal (também conhecida como glicerol) tem origem em óleos vegetais (geralmente de côco e palma), enquanto a animal é um sub-produto da produção de sabão, que utiliza gordura animal. Então, se você procura evitar produtos de origem animal, procure se informar sobre a glicerina que for comprar (: A mais facilmente encontrada em farmácias é a glicerina bi-destilada, e custa de 3 a 5 reais o vidrinho com 100 ml.

image

Como usar:

A proporção glicerina/água adequada para usar a glicerina na hidratação é sempre 1:4 ou 1:5.  Usando a tampinha da própria embalagem da glicerina, eu gosto de fazer uma mistura de 2 tampinhas de glicerina + 8 tampinhas de água, que é a quantidade que cobre meu cabelo inteiro. Faço essa mistura em uma garrafinha spray, e aplico após a lavagem e, antes da aplicação, gosto de desembaraçar bem e tirar o excesso de água do cabelo. É muito importante também usar uma touca enquanto espera agir (deixo de 20 min a 1h). Para potencializar o efeito da hidratação, gosto de enrolar uma toalha por cima da touca, para que fique mais abafado.

Olha como o meu cabelo fica depois dessa hidratação:

 

 Essa misturinha também é ótima para quem está com ressecamento no couro cabeludo ou coceira! É só aplicar massageando bem e deixar por uns 20min (com a touca!) Outra forma de hidratar os cachos usando a glicerina é misturar uma tampinha (não muito mais que isso) a sua quantidade usual de máscara de hidratação, para potencializar o efeito! Se na composição da máscara não tiver água, adicione duas ou três tampinhas à mistura – afinal, é da água que a glicerina irá tirar a hidratação (de onde mais seria? rs).

 

Veja aqui outras receitas que eu já fiz usando a glicerina!

Mas… Cuidado!

Se a glicerina estiver no seu cabelo e a umidade do ar estiver abaixo de 70%, ela vai ressecar os fios, pois pegará a umidade do cabelo e transferir pro ar – e isso nós não queremos! Por isso cuidado ao usar leave-ins que contenham glicerina na composição! Em geral, estes cremes possuem outros componentes que evitam que esse ressecamento ocorra, mas é sempre bom ficar atent@ e testar. Na hora da hidratação não há problema, desde que você respeite a proporção e utilize uma touca para evitar essa troca indesejada – como o ar próximo ao seu cabelo estará úmido e abafado, a glicerina vai hidratar (:

E você, já usou a glicerina para hidratar os fios? Conta pra mim o que achou! Mil beijos

 

Fontes de pesquisa: @ @ @ @ @ @

22 comentários em “Manual dos Cachos: Glicerina”

  1. Fernanda Trentini

    Eu passei e deixei 20 min. a seguinte mistura: hidratante, meia tampa de glicerina, uma colher de gel de babosa e um pouquinho de Bepantol (pomada pq não tinha líquida). Misturei bem e passei no cabelo lavado, uns 2 dedos da raiz. Na hora já senti o cabelo desmaiar, achei ótima!

  2. Gi, hoje finalizei meu cabelo com 2 gotinhas de glicerina e um pouco de ativador de cachos+gelatina. Fiz errado em deixar a glicerina no cabelo, mesmo ela não ter sido aplicada pura?

  3. Então pode usar toda semana? Pq as pessoas dizem que no frio usam? Pelo seu post entendi que dá pra usar a touca e é sucesso, sem neura com a umidade do ar

    1. Bem, eu nunca tive problemas! Mas se a umidade da sua cidade estiver muuuito baixa (menos de 35%) e vc nao quiser arriscar, não vale a pena, na minha opinião!
      É bom garantir que o banheiro esteja com vaporzinho na hora de colocar a touca pra garantir também, e tem que colocar imediatamente depois de sair e tirar na hora de lavar, e correr pra debaixo d’água! 😉
      E não precisa usar toda semana, use quando sentir que o cabelo está sem maciez e sem brilho! Ou usar misturada na máscara pra potencializar, mas é sempre bom variar pro cabelo não “viciar” :*

Comente sobre esse post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: