Manual dos Cachos: Glicerina

A glicerina é um componente umectante facilmente encontrado em cosméticos hidratantes, uma vez que é higroscópico (quer dizer que ela age absorvendo água do meio mais úmido e acaba a transferindo para o menos úmido, basicamente). É um líquido (tem aspecto de xarope), transparente, inodoro e super solúvel em água. Além de ser muito hidratante, a glicerina forma uma barreira evitando que a umidade do fio seja perdida muito rapidamente, fortalecendo os fios e evitando a formação de pontas duplas e frizz.

Existem dois tipos de glicerina: a de origem vegetal e a animal, ambas são destiladas e igualmente umectantes, solúveis e hidratantes. A glicerina vegetal (também conhecida como glicerol) tem origem em óleos vegetais (geralmente de côco e palma), enquanto a animal é um sub-produto da produção de sabão, que utiliza gordura animal. Então, se você procura evitar produtos de origem animal, procure se informar sobre a glicerina que for comprar (: A mais facilmente encontrada em farmácias é a glicerina bi-destilada, e custa de 3 a 5 reais o vidrinho com 100 ml.

image

Como usar:

A proporção glicerina/água adequada para usar a glicerina na hidratação é sempre 1:4 ou 1:5.  Usando a tampinha da própria embalagem da glicerina, eu gosto de fazer uma mistura de 2 tampinhas de glicerina + 8 tampinhas de água, que é a quantidade que cobre meu cabelo inteiro. Faço essa mistura em uma garrafinha spray, e aplico após a lavagem e, antes da aplicação, gosto de desembaraçar bem e tirar o excesso de água do cabelo. É muito importante também usar uma touca enquanto espera agir (deixo de 20 min a 1h). Para potencializar o efeito da hidratação, gosto de enrolar uma toalha por cima da touca, para que fique mais abafado.

Olha como o meu cabelo fica depois dessa hidratação:

 

 Essa misturinha também é ótima para quem está com ressecamento no couro cabeludo ou coceira! É só aplicar massageando bem e deixar por uns 20min (com a touca!) Outra forma de hidratar os cachos usando a glicerina é misturar uma tampinha (não muito mais que isso) a sua quantidade usual de máscara de hidratação, para potencializar o efeito! Se na composição da máscara não tiver água, adicione duas ou três tampinhas à mistura – afinal, é da água que a glicerina irá tirar a hidratação (de onde mais seria? rs).

 

Veja aqui outras receitas que eu já fiz usando a glicerina!

Mas… Cuidado!

Se a glicerina estiver no seu cabelo e a umidade do ar estiver abaixo de 70%, ela vai ressecar os fios, pois pegará a umidade do cabelo e transferir pro ar – e isso nós não queremos! Por isso cuidado ao usar leave-ins que contenham glicerina na composição! Em geral, estes cremes possuem outros componentes que evitam que esse ressecamento ocorra, mas é sempre bom ficar atent@ e testar. Na hora da hidratação não há problema, desde que você respeite a proporção e utilize uma touca para evitar essa troca indesejada – como o ar próximo ao seu cabelo estará úmido e abafado, a glicerina vai hidratar (:

E você, já usou a glicerina para hidratar os fios? Conta pra mim o que achou! Mil beijos

 

Fontes de pesquisa: @ @ @ @ @ @

22 Comentários


  1. Eu passei e deixei 20 min. a seguinte mistura: hidratante, meia tampa de glicerina, uma colher de gel de babosa e um pouquinho de Bepantol (pomada pq não tinha líquida). Misturei bem e passei no cabelo lavado, uns 2 dedos da raiz. Na hora já senti o cabelo desmaiar, achei ótima!

    Responder

  2. Gi, hoje finalizei meu cabelo com 2 gotinhas de glicerina e um pouco de ativador de cachos+gelatina. Fiz errado em deixar a glicerina no cabelo, mesmo ela não ter sido aplicada pura?

    Responder

    1. Oi Marcella! Se a umidade da sua cidade estava alta e o cabelo não ressecou, tudo certo! Só pode dar errado se a umidade estiver abaixo dos 75%. Beijocas!

      Responder

  3. Então pode usar toda semana? Pq as pessoas dizem que no frio usam? Pelo seu post entendi que dá pra usar a touca e é sucesso, sem neura com a umidade do ar

    Responder

    1. Bem, eu nunca tive problemas! Mas se a umidade da sua cidade estiver muuuito baixa (menos de 35%) e vc nao quiser arriscar, não vale a pena, na minha opinião!
      É bom garantir que o banheiro esteja com vaporzinho na hora de colocar a touca pra garantir também, e tem que colocar imediatamente depois de sair e tirar na hora de lavar, e correr pra debaixo d’água! 😉
      E não precisa usar toda semana, use quando sentir que o cabelo está sem maciez e sem brilho! Ou usar misturada na máscara pra potencializar, mas é sempre bom variar pro cabelo não “viciar” :*

      Responder

  4. Oi vou testar. Depois que passa o tempo com a glicerina no cabelo tem que retirar com água ou deixa???

    Responder

    1. Oi Rebeca! Tem que enxaguar sim! Com água fria de preferência, pra ajudar a fechar mais as cutículas e reter a hidratação que seu cabelo acabou de receber 🙂
      Bjss

      Responder

Comente sobre esse post!