10 dicas naturais para cuidar do cabelo no Verão | Water Only

Verão começa essa semana (UHUL!) e a gente precisa se preparar pra cuidar bem dos cabelos nessa época de tanta alegria, né? Saiba como proteger seu cabelo contra os danos do calor, do Sol e da umidade, sem fazer disso uma batalha sem fim.

1. Cubra-se!

A melhor forma de proteção contra os raios UV é usar uma barreira física! Use lenços, boné ou chapéu na hora de se expor ao Sol. Tudo isso também ajuda seu couro cabeludo a reter a umidade, evitando danos com ressecamento na raiz, além de evitar que o cabelo manche ou desbote (especialmente se for colorido!)

2. Prenda! Mas não muito

Faça tranças, coques frouxos e demais penteados não muito apertados para proteger o cabelo dos danos do vento e do Sol. É importante que não seja nada muito apertado para que os fios não fiquem tensionados nesse momento de condições tão danosas! Isso evita quebra, frizz, ressecamento e fios elásticos, e te deixa bem fresquinha(o)!




3. Lave menos

Evite ao máximo o uso de xampus! Imagino que você, por estar aqui no meu blog, saiba sobre No Poo e Water Only Se você já é adepta ou adepto a alguma dessas técnicas, só sucesso! Se não, amor, está esperando o quê pra ter cabelos saudáveis?

Lavar o cabelo da forma convencional e frequentemente remove do couro cabeludo seus óleos naturais, fazendo com que a produção de mais óleos (sebo) seja estimulada, promovendo a necessidade de lavar o cabelo ainda mais. Experimente, após um dia na praia ou na piscina, apenas enxaguar no chuveiro. Chás são uma boa alternativa também! Outra solução rápida é fazer esfregar uma bola de algodão embebida em avelã ao longo do couro cabeludo para dissolver o excesso de óleo.

Só não recomendaria muito o uso de argilas nessa época, pra não correr o risco de fragilizar demais os cabelos. Não que isso vá acontecer, mas talvez não seja necessário se você for ficar exposta(o) ao calor, Sol, mar, piscina etc por vários dias. Deixe para fazer esse tipo de lavagem depois, ok?

+ Lista de Chás e seus benefícios para os cabelos

4. Sele bem as cutículas

Vinagre de maçã diluído em água é nosso grande amigo natureba pra condicionar os fios! Seu pH ácido é na medida certa para deixar as cutículas dos nossos fios bem fechadinhas, evitando que as camadas mais internas dos fios fiquem expostas e mais propensas a sofrerem com as condições do Verão. Já fiz um Manual maravilhoso sobre como usar Vinagre de Maçã nos cabelos para esse fim, dá só uma lida!

5. Penteie certo

Nada de pentear o cabelo seco nessa época, moçada. Isso já é prejudicial em condições normais, no calor então! É pedir pra ficar com pontas arrebentadas e ressecadas na certa. Faça isso no banho, melhor ainda se passar umas gotinhas de óleo vegetal antes pra ajudar. Usar pentes ou escovas de dentes largos e espaçados também faz total diferença!



6. Abuse dos óleos

Os óleos de côco, abacate e azeite de oliva são os melhores em termos de absorção nos cabelos. Aposte neles para dar aquele gás de proteção antes de se expor ao Sol, só cuide para não pesar demais! Pingue umas poucas gotinhas na mão e aplique amassando o cabelo de baixo pra cima. Caso for prender, dê uma pequena dose também ao topo da cabeça e aos arrepiadinhos que ficam na frente! Gosto também de, como citado na dica 5, passar direto no banho com o cabelo molhadão ainda, isso no meu cabelo ajuda a não pesar!

7. Nada de calor

Não deve ser novidade pra ninguém que chapinha, babyliss e secador causam muitos danos ao cabelo! Agora imagina somar esses danos aos que podem ser causados pelas já altas temperaturas ambientes, Sol, vento, umidade…! Aproveite para conhecer seu cabelo natural, esqueça essas ferramentas e se joga! Penteados são sempre muito bem vindos também, mas não esqueça da dica 2!

8. Cabelo verde nunca mais

Se você possui cabelos loiros e sofre com a tonalidade esverdeada que eles ganham ao entrar nas piscinas, não se desespere! Experimente enxaguar os cabelos molhados com uma mistura de 1 parte de Vinagre de Maçã pra 8 de água antes de entrar na água. Assim o cabelo não absorverá tanto o cloro e não ficará verdinho ;]

9. Spray pra vida!

Receita de ouro, essa aqui! Arrume uma embalagem pequena com spray e coloque nela: água + gel de babosa + óleo vegetal (pode ser algum desses que citei na dica 6!). Leve com você para reaplicar durante o dia para manter os fios hidratados e protegidos. Os óleos de côco e de abacate, segundo rumores, possuem um fatorzinho de proteção solar (FPS) de mais ou menos 10 (há quem dê mais!).

10. Hidrate bastante

Sempre que puder, pelo menos uma vez na semana, faça uma boa hidratação no cabelo! Quanto mais natureba, melhor para a sua saúde, seu cabelo e para a Natureza! Aqui no blog você encontra uma infinidade de receitas caseiras para hidratações incríveis! Confira aqui. A hidratação mais fácil que eu consigo pensar é a de Glicerina, mas há tantas coisa que você pode usar! Abacate, banana, amido de milho, óleos vegetais, abóbora..!

 

Comente sobre esse post!