Retoquei a raiz da juba ruiva, eeee! Mais uma vez escolhi a tintura da Acquaflora, que além de vegana é liberada para Low Poo (: Mostrei tudo, como sempre, no instasnap (espero que você esteja me acompanhando lá, hein! @oaken.g )
As proporções da mistura foram:
- 1/2 tubo da 8.4
- 3/4 tubo da 9.0
- Oxigenada de 30 volumes (também da Acquaflora)
Fiz a aplicação no salão, e foi o mesmo esquema de sempre: o cabelo estava sujo e seco, e fomos aplicando a mistura na raiz apenas! Ficou agindo por 40 minutos. Depois disso meu cabelo foi limpo e condicionado com produtos que eu nunca vi na vida, então é aquela dúvida se tem parafina ou não, etc. Não sei porque não pedi pra ele me dar pra ler a composição antes ou simplesmente não passar nada no meu cabelo depois de enxaguar…
Lembrando que essa tinta é liberada para Low Poo. Não sei ainda se vou hennar por cima, apesar de eu estar percebendo que a raiz, onde foi pintado, está “mais desbotada” do que o resto, que tem henna. Se você quiser saber como eu deixo meu ruivo assim com henna, está tudo explicadinho aqui.
Veja o antes e o depois:
Antes:
Depois:
UPDATE
Segundo Retoque (28/12/2016)
Retoquei novamente a raiz! Não estava tão grande quanto da última vez, mas a parte que foi pintada no último retoque estava visivelmente diferente do resto porque eu não passei a henna, deixando meu cabelo com três faixas de cor (horrivel!!). Acabei nem tirando foto pra comparar :'[
A proporção das tintas foi 1/2 de 9.0 e 1/2 de 8.4, com Ox de 30, tudo da Acquaflora. O passo-a-passo da henna foi:
1º passo: preparação da mistura e materiais
Usei 1/2 pacote da Henna Casa da Índia (embalagem marrom) + 180ml de água em temperatura ambiente + 60ml de vinagre de maçã. Misturei tudo em um pode de plástico até dissolver a henna direitinho. Duas horas após o início do preparo fiz o teste de pigmentação, e já tinha liberado! Aqui no Rio está fazendo um calor infernal (e olha que eu fui preparar a mistura lá pras 23h), o que acelera bastante o processo de liberação do pigmento. Congelei a mistura, e na manhã seguinte descongelei no microondas. Não deixei que descongelasse por completo, pois fiquei com medo de aquecer demais a henna. Fui botando de 1 em 1 minuto, tirando para mexer para não arriscar. Quando estava já tudo líquido, parei de aquecer.
Demais materiais que você irá precisar:
- Pote de plástico
- Pincel (que não possua partes de metal)
- Presilhas e elásticos (nada de metal!!)
- Óleo vegetal, creme ou hidratante
- Camiseta(s) velha(s)
- Papel filme
- Touca de banho
- Pente, escova…
- LUVAS!!!
2º passo: preparação do ambiente
A henna, por estar líquida/cremosa, faz muita sujeira e mancha muito! Então é indispensável que você:
- Use luvas!!!!!!
- Passe algum óleo vegetal, creme ou hidratante na pele que possa vir a ter contato com a henna. Isso vale para o rosto, pescoço, orelha, braços, colo…
- Faça a aplicação no banheiro, de preferência dentro do box! Se não, forre o chão com jornal.
- Separe os demais materiais que você irá precisar para não precisar fazer isso depois da aplicação!
Vesti a “roupa de guerra”, semelhante a que vocês viram no meu vídeo sobre a henna, e também uma espécie de “capa” de plástico, tipo a usada nos salões. Como eu ia aplicar dentro do box, não precisei forrar o chão nem nada.
3º passo: dividir o cabelo em mechas
Separei minha mecha descolorida, bezuntei ela todinha em óleo de semente de uva e prendi ela enroladinha com uma presilha pra isolá-la do resto do cabelo por completo. Umedeci o cabelo e desembaracei – fazer isso com o cabelo úmido é fundamental se você possui cabelo cacheado! Dividi o cabelo no meio e depois cada metade em 8 partes.
4º passo: aplicação
Eu prefiro começar com as mechas de trás e de baixo, e ir subindo e chegando nas da frente, mas isso vai de pessoa pra pessoa! A minha intenção era apenas de passar a henna na raiz, para cobrir a parte recém pintada e também o retoque anterior (que estava desbotado e estranho), e assim o fiz! Fui passando com um pincel mesmo, e com os dedos fui massageando beeeem para garantir que estivesse bem espalhado.
5º passo: colocação da touca e isolamento
O segredo para não sofrer com a henna escorrendo pelo seu pescoço é:
- Enrolar o cabelo mais na nuca do que no topo da cabeça! Assim ela só escorrerá pela nuca, e não pelas orelhas e testa. Fazendo isso você também evita o acúmulo de henna no topo, pois na nuca é mais “vertical”.
- Enrolar papel filme sobre o cabelo! Só vendo no vídeo mesmo para entender rsrs
- Colocar uma camiseta ou pano velhos na nuca e a touca por cima, tipo um sanduíche papel filme – camiseta – touca. O pano irá absorver um pouco do que escorrer e evitar que você fique com agonia da situação.
- Não ficar em lugar quente (apesar de que aqui na minha cidade isso não existe nessa época do ano, a não ser que você fique dentro do freezer) para não suar demais.
6º passo: esperar!
Eu deixei a henna agindo por 4 horas, mas deixe o tempo que quiser! Na minha opinião, o mínimo para a henna pegar legal é 3h de pausa, mas fica a seu critério. Aí é hora de ver aquela maratona da sua série favorita, dormir (sentada/o!), comer, ler…
7º passo: enxaguar
Agora é o momento do ápice da sujeira! Recomendo usar luvas nesse momento também, viu? Não precisa usar xampu nem nada, mas se quiser depois fazer co-wash, você que sabe. Eu apenas enxaguei e apliquei uma máscara de hidratação (usei a Meu Cacho Minha Vida, da Lola Cosmetics) que deixei agindo por 5 minutos apenas. Apenas tenha paciência porque demora bastaaaante pra você ver a água sair transparente do seu cabelo novamente! Na segunda lavagem é capaz de sair ainda um pouco marromzinha…
8º passo: ser feliz e arrasar com a sua ruivice <3
Oi Beatriz! Eu costumo lavar com xampu de low poo dps da tintura pra garantir que nao ficou nada acumulado. Dps ja volto pro WO!
Não faço nada especifico pra reparar danos nao rs
bjs
Oi Gi, fiquei na dúvida.. Depois da tintura e de ter passado o condicionador voltou a lavar com q técnica Walter only ou lavou com shampoo a primeira lavagem após a tintura? Fez algum tratamento para reparar o dano da coloração? (Desculpe pela pergunta longa mas fiquei muito na dúvida)
Oi Angela! Sim, eu pinto a raiz toda vez que retoco a henna. Bjs
Tento a raiz tão escura como pegou e ficou essa cor? Tiveste que pintar antes a raiz de uma cor mais clara para a henna pegar essa cor??
Adorei as dicas ,agora vou usar no meu e ver como fica.