Cachos da Gi

PORQUÊ NÃO FAÇO MAIS WATER ONLY | mudanças, desabafo e rotina atual

Eu sinto muito por dizer isso, mas eu não sigo mais a rotina Water Only (lavar o cabelo só com água, também batizada carinhosamente de Chá Poo). Em 2022 aconteceram muitas mudanças na minha vida que me levaram a optar por abandonar a técnica, e o post de hoje é dedicado a contar pra vocês com a maior sinceridade possível todos os porquês disso.

Nos primeiros meses do ano estive bastante sobrecarregada com um somatório de coisas: terminar meu TCC (e, com ele, a minha graduação em Engenharia Ambiental), mudar de casa, iniciar o mestrado e conciliar tudo isso com meu emprego (que felizmente é em home office). Tudo isso consumiu muito meu tempo e minha capacidade de gerenciar tarefas e, consequentemente, minha rotina de autocuidado foi prejudicada no processo. Nesse período, eu estava lidando com meu cabelo basicamente em coques e trancinhas, sem preocupação nenhuma com a aparência em si dele, apenas fazendo o mínimo pra mantê-lo saudável e protegido.

Em abril comecei a fazer também mestrado, cujas aulas eram presenciais – e isso impactou demais também a minha rotina, pois eu ia à universidade três vezes por semana. Conciliar isso com meu trabalho e ainda ter que preparar minhas receitas caseiras para o cabelo se tornou muito difícil. E infelizmente, como sabemos, a durabilidade das finalizações caseiras e simples é bastante reduzida. Isso me fez comprar um creme de pentear pra me ajudar a ter mais praticidade com mais day-afters, e aí optei pelo Creme Texturizador Ondulados, da Lola Cosmetics. É um creme bem consistente, vegano e, claro, liberado para No Poo. Fiquei usando ele por alguns meses, e fazendo lavagens só com água.

Só que as coisas foram se complicando por volta de julho/agosto pra mim – eu terminei um relacionamento longo (processo que não tem como ser fácil pra ninguém) e ainda estava lidando com o fato de que estava frustrada e insatisfeita com o mestrado. O reflexo disso na aparência e saúde do meu cabelo foi nítido: comecei a ter caspa, meu cabelo estava ficando com aspecto frágil e sem vida. Parte disso se deve também, na minha opinião, por algo que eu já tratei em alguns vídeos no Youtube com vocês: eu acho que os cremes de pentear também removem um pouco da nossa oleosidade natural, e isso faz com que ela não tenha uma boa capacidade de tratar nossos fios como gostaríamos. Comecei a ter caspa e a perceber meu couro cabeludo mais sensível também. Foi aí que optei por comprar um creme de co-wash com anfótero, pra ajudar a renovar meu cabelo e meu couro cabeludo com limpezas mais profundas.  Se essa escolha foi boa ou não, não sei – mas eu estava extremamente incomodada com meu cabelo, que estava embaraçando demais e com uma aparência que eu não estava gostando. Comprei o creme Co-Wash Limpeza Suave Refrescante Juba, da Widi Care.

Em novembro, apenas, resolvi realmente tratar meu couro cabeludo e voltei a fazer meus tônicos – a principal misturinha que usei foi com água, vinagre de maçã, glicerina, e óleos essenciais de melaleuca e capim limão. A caspa melhorou bastante em poucos dias, e aproveitei pra iniciar a transição de volta para o Water Only.

Como o condicionador de Co-Wash Juba ainda está na metade, não vou parar de usá-lo 100%, pois seria desperdício. Estou usando-o apenas de 15 em 15 dias agora, e intercalo com lavagens só com água. Utilizo o tônico também 1x por semana, 1 dia antes de lavar.

Continuo finalizando o cabelo apenas com o creme Ondulados da Lola, e eu AMO o resultado dele no meu cabelo. Me dá muita definição, deixa meu cabelo extremamente macio e brilhoso, além de ótimos day-afters.

A questão toda é que 2022 foi um ano extremamente desafiador pra mim, e eu só queria não precisar pensar no meu cabelo e lidar com ele no automático, sabe? E infelizmente precisei lançar mão de produtos industrializados pra isso. Precisei focar em outras coisas importantes pra mim, como passar tempo de qualidade com a minha família e amigos, exigindo o mínimo de mim mesma pra me sentir bem com meu corpo e minha aparência.

E está tudo bem, sabe? Faz parte da vida, nem sempre a gente consegue fazer tudo o que gostaria/acredita. Às vezes a gente vacila, não dá conta, e precisa priorizar outras coisas pra manter um pouco de saúde.

Estou em fase de transição de volta pra rotina Water Only novamente, faz aproximadamente 1 mês. Mas ainda vou continuar usando o creme de pentear de vez em quando, principalmente se eu tiver algum evento importante que exija que meu cabelo esteja “melhor” e “mais bonito” ou em períodos que eu precise de mais day-afters. Vou relatar tudo pra vocês por aqui e no Youtube, dentro do possível!

Segue um vídeo falando um pouco mais sobre esse meu processo de “sair” do Water Only:

 

Saudades, beijos!