4 Soluções Caseiras para Cabelos Ressecados – (No Poo / Low Poo / Vegan)

CAPA RECEITAS RESSECAMENTOCabelos ressecados podem ser um stress, ainda mais se forem cacheados, crespos ou ondulados, pois desembaraçar se torna uma tarefa terrível. Isso se dá porque a estrutura do nosso cabelo, diferentemente da de fios lisos, dificulta a retenção da hidratação e o transporte do nosso sebo natural do couro cabeludo até as pontas, e é por isso que ele demanda hidratações constantemente. E o cabelo estando ressecado facilita outros danos, frizz, quebra…

Fora isso, outros fatores que podem causar ressecamento são o uso constante de chapinha, secador, relaxamentos, tinturas, e até mesmo abusar de produtos inadequados (exemplo clássico – xampus com sulfato. Leia mais sobre isso aqui). Acontece que a solução para esse mal do ressecamento não necessariamente está em produtos caros, e sim na sua própria casa, com ingredientes naturais e não tão caros! Dá só uma olhada nessas opções:

1 – Umectação com óleo de côco

Clássico, porém sempre incrível! Não canso de recomendar esse tratamento pra qualquer cabelo que seja. Admito que de início não vi grandes resultados com o óleo de côco, mas foi só eu parar por 1 mês com o uso dele que meu cabelo praticamente bebeu instantaneamente esse óleo quando voltei a usar, de tão necessitado que ele ficou (e eu senti isso claramente, o cabelo no toque estava diferente, sem brilho e sem maciez mais. Bizarro!). Fora que um só ingrediente é algo prático demais, não é? O óleo de côco é rico em ácidos graxos, proteínas e vitaminas, e possui uma ótima penetração na estrutura capilar! Apesar de relativamente caro, o óleo de côco é um investimento maravilhoso! Eu, que tenho essa juba imensa, consumo mais ou menos 300ml em 4 meses – isso porque uso ele na pele também!

Você vai precisar de:

  • Óleo de côco, de preferência morno.

Recomenda-se a umectação quente, que já falei sobre aqui nesse post, por potencializar a absorção do óleo pela estrutura do nosso fio. Porém, dizem (ainda não comprovei isso rs) que aplicar óleos mornos nos cabelos desbota as colorações, inclusive henna! Então se seu cabelo é pintado utilize o óleo em temperatura ambiente. Ah, não esqueça que dependendo da temperatura na sua cidade o óleo de côco solidifica, então basta pegar uma quantidade suficiente dele com uma colher (de plástico ou madeira, nunca de metal) e derreter em banho maria ou mesmo no microondas.

Basta aplicar o óleo sobre os cabelos e couro cabeludo e deixar agindo por pelo menos 1h. À essa aplicação de óleo antes da lavagem dá-se o nome de pré-poo!

2 – Máscara de Amido de Milho + Azeite de Oliva + Babosa

Essa receita incrível de “touca de gesso” ou simplesmente máscara de amido de milho eu já ensinei detalhadamente nesse post. Ela garante maciez e brilho, dando mais vida aos cabelos.  O azeite de oliva é um óleo riquíssimo, entrando como agente hidratante, condicionante e reparador dos fios danificados. Já a babosa, também famosa, agirá hidratando intensamente os fios.

Você vai precisar de:

  • 2 a 4 colheres de sopa de mingau de amido de milho
  • 1 ou 2 colher(es) de sopa de gel de babosa
  • 2 colheres de chá de azeite de oliva

Ajuste essas quantidades de acordo com o tamanho do seu cabelo! Misture bem todos os ingredientes (gosto de bater com um mixer, como eu ensinei no post linkado acima) e daí basta aplicar nos cabelos úmidos após lavar, colocar uma touca e deixar agindo por pelo menos 20min. Eu gosto de deixar por 40-60min hihih. Depois enxágue, condicione e finalize como de costume.

3 – Reparador de pontas danificadas

Às vezes o nosso maior problema com ressecamento encontra-se nas pontas dos nossos fios, pois é o cabelo mais antigo e mais frágil. Apesar de termos sempre que cortar as pontinhas regularmente, talvez haja como melhorar a situação sem o corte! Teste essa receita e veja se ocorre melhora. Caso a situação esteja mesmo grave, apare as pontinhas! O vinagre de maçã age selando as cutículas, deixando o cabelo mais macio, brilhoso e de fato “liso” (no sentido de que as cutículas dos fios estarão mais abaixadas, fechadas, e não que seu cabelo irá perder os cachos!), enquanto o óleo de amêndoas doces garante hidratação e dá uma dose extra de proteção aos fios.

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas doces 100% puro e vegetal
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã

Misture esses ingredientes em um recipiente (pode ser um vidrinho com pump para facilitar na hora de agitar para misturar o óleo ao vinagre) e aplique generosamente sobre as pontas, e vá subindo para o comprimento conforme queira. Cubra o cabelo com uma touca e deixe agindo por 1h, depois enxágue. Se você tiver pontas duplas, certamente elas ficarão com uma aparência melhor, porém você só se livra delas completamente com a tesoura (:

4 – Máscara de Abóbora

A abóbora é ótima reparadora de cabelos e pele danificados pela exposição ao Sol e calor. é riquíssima em antioxidantes, betacaroteno, vitaminas A, C, E e potássio! Então não só você deve usar a abóbora diretamente no seu cabelo, como também incluí-la na sua dieta, hein!

Você vai precisar de:

  • 5-6 colheres de sopa de purê de abóbora
  • 2-3 colheres de óleo vegetal (pode ser óleo de côco, de semente de uva…)

(quantidades ideais para a minha quantidade de cabelo, reduza ou aumente-as para adequar ao seu!)

Basta ir misturando o óleo aos poucos ao purê até obter uma consistência cremosa, quanto mais homogênea melhor (recomendo também utilizar um mixer ou liquidificador para obter um resultado legal!). No cabelo limpo, aplique primeiramente nas pontas e vá aos poucos subindo para o topo. Coloque uma touca e deixe agindo por 30 min. Depois é só enxaguar, condicionar e finalizar como de costume.

 

Post inspirado por Naturally Curly

Comente sobre esse post!