Tudo Sobre o Ruivo Que Não Desbota, Sem Descolorir – Henna!

Dei a louca, pintei o cabelo de manhã e à tarde passei a henna! Se preparem para uma overdose de fotos porque eu tô feliz demais e já tirei zilhões ehehe

Como colorir (“pintar” não me parece adequado) o cabelo com Henna é uma arte/ciência/magia/alquimia, vou detalhar t-u-d-o que eu e minha mana Mayra Rangel, que também hennou comigo, fizemos para que tudo desse certo! Se preparem também porque deu trabalho, viu? Mas que valeu a pena valeu, e muito! <3


O que é a Henna?

A henna é uma planta, um grande arbusto ou pequena árvore que cresce em lugares de clima quente e seco, e seu nome científico é Lawsonia Inermis. . Há evidências no Egito de que a henna era usada para tingir cabelos há cinco mil anos atrás e pode ter sido usada em Jericho há mais de oito mil anos atrás. A henna era utilizada para manter o cabelo saudável e para cobrir fios brancos.  As folhas de Henna são colhidas, secas e moídas, e elas possuem a molécula de Lawsone, que é um pigmento que, quando liberado tem cor laranja/acobreada e é capaz de tingir a pele e o cabelo. Se quiser saber mais sobre a henna, aqui você encontra uma apostila completíssima sobre ela!




Você provavelmente já viu as hennas da marca Surya Brasil sendo vendidas, mas não é dessa que estamos falando, e sim da henna em pó 100% pura! As da Surya são naturais, porém são misturadas com outras ervas para obterem tonalidades diferentes, como castanho, preto, acaju, etc. Outras marcas, que você encontra em lojas de produtos para cabelos e farmácias também, muitas vezes adicionam compostos sintéticos e minerais ao produto, então leia sempre a composição. Em lojas físicas você encontra henna 100% pura da marca Weleda, e em lojas virtuais você pode comprar pelo site da Casa da Índia.


A base

resultado tinturaA henna precisa de uma base mais clara do que o resultado que você quer para pegar. Ou seja, se você busca um tom de ruivo 8, é bom ter uma base num tom 9 ou 10, porque ela escurece. Se você não sabe nada sobre esses números, leia isso aqui! Essa base não precisa ser ruiva, pode ser loira ou um ruivo já desbotado. Se você fizer como eu e escolher uma base avermelhada, o resultado final vai ficar mais avermelhado, se a base for mais pro dourado, vai ficar um pouquinho mais dourado, e por aí vai. Não precisa descolorir o cabelo! É até recomendado que você não o faça, pois a henna não pega em cabelo poroso! Cuide do seu cabelo antes de hennar, invista em tratamentos com proteínas e óleos vegetais caso ele esteja com alta porosidade!

Faça o teste de porosidade!

Pegue um copo ou pode fundo transparente, encha de água. Pegue um fio de cabelo e jogue dentro do recipiente. Se o cabelo afunda, ou seja,  ficar do meio para baixo, é porque está com a porosidade mais pra alta. Se flutuar está ok, porosidade normal pra baixa!

Outra coisa: henna não cobre raiz! Se você está com a raiz escura e o comprimento do cabelo  mais claro, a henna não irá igualar essa diferença. A mesma coisa quem tem luzes, como a Mayra: a henna irá cobrir por cima dessas diferenças de tonalidades, não irá deixar uniforme.

Bem, sobre a minha base – fui no salão e pintei com uma mistura de 1 tubo de 9.0 e 1 3/4 de 8.4 da marca Aquaflora Na raiz, ox de 20 e no comprimento ox de 30. Ela não é liberada para No e Low Poo! Mas escolhi desta marca por ser vegana. Fiz um post contando passo a passo desse processo nessa resenha completa aqui!





Preparando a Henna

Não, não é só aplicar o pó na cabeça e sair ruiva não hahaha! A henna precisa ter seu pigmento liberado em um meio líquido, e as proporções são importantíssimas!

Líquido

  • Ácido – suco de limão ou de laranja ou vinagre de maçã são boas escolhas! Devem ser sempre diluídos em água, no máximo 1:1 (ou seja, nunca utilize mais ácido que água! Seu cabelo pode ficar muito rígido e até mesmo ter corte químico.). Se não quiser arriscar, 2 partes de água para 1 de ácido é uma boa!
  • Água morna – deve estar quentinha o suficiente para que você aguente manter seu dedo dentro dela confortavelmente. A água morna já ajuda a liberar o pigmento, mas há quem diga que demora mais e que a cor não fixa tão bem nos cabelos depois…
  • Combinação dos dois – a parte de água da diluição do ácido pode ser água morna!

Proporções

A relação entre gramas de henna X ml de líquido são importantes para o resultado final, na medida em que uma mistura mais líquida deixará a cor menos intensa e mais clara (líquida demais pode correr o risco de não pegar também! Exemplo: 50g de henna e 400ml de líquido – pouca henna para pouco líquido! A mistura clássica que vejo por aí é 400 a 500mlde líquido e 100g de henna. Ou seja, se a sua receita for mais concentrada, seu resultado será mais intenso e mais escuro.

OBS: isso de ser “mais escuro” não quer dizer que vai ficar castanho não! É só você pensar num chá, café ou qualquer diluição que você queira: se você adiciona muita água, a cor é mais clara porque tem pouco pigmento. Se for mais concentrado, acaba escurecendo pois a cor fica mais intensa! É o mesmo com a henna aplicada ao cabelo: se seu fio estiver claro, quanto mais henna “grudar” mais longe do loiro será seu resultado, tendendo a escurecer um pouco. Eu disse um pouco, ok!? Não se desespere que você não ficará morena hihihi (a não ser que sua base esteja escura e a henna não pegue tanto).

Aditivos

Ao mix henna+líquido pode-se adicionar coisinhas para modificar um pouco o tom! Porém todos esses ingredientes são temporários, vão saindo com as lavagens.

  • Chá de Hibisco – pode substituir uma parte da água da receita por esse chá, para ter um tom levemente puxado pro vermelho/rosa
  • Açafrão – adicione um pouco de açafrão à mistura para ter o resultado final mais douradinho
  • Urucum/Colorau – adicione para ter o resultado mais puxado para o vermelho vivo
  • Creme de tratamento – se você quiser tonalizar seu cabelo levemente, depois de feita a mistura e o pigmento já liberado, adicione um creme para diluir mais a mistura e ter um efeito de tonalizante! Mas só faça isso imediatamente antes de passar no cabelo, ok?




Como misturar

Pegue um pote grande (pode ser o famigerado pote de sorvete ou qualquer recipiente grande) e adicione os líquidos. Vá adicionando a henna aos poucos e misturando bem para que não fique empelotada. É importante ressaltar que não se deve utilizar nada de metal para armazenar ou misturar a henna! O metal pode alterar a pigmentação da henna! Plástico, vidro e madeira estão liberados! Depois de completamente dissolvida cubra o recipiente com papel filme e aguarde!

Minha receita 

  • 1 pacote e 1/2 de henna 100% pura da Casa da Índia (caixa marrom)
  • 450 ml de água morna
  • 150 ml de vinagre de maçã

A minha receita e a da Mayra foram iguais, usamos as mesmas proporções, porém como ela tem menos cabelo que eu (o que não é difícil rs) foi usada menos quantidade. Leia abaixo na etapa da aplicação o que achamos dessa proporção!


Tempo de Descanço e Teste de Pigmentação

É preciso realizar o teste para saber se o pigmento da henna foi liberado, pois isso demora um pouco, e depende muito do clima da sua cidade. Em geral em temperaturas mais altas o pigmento é liberado mais rapidamente, mas é sempre bom acompanhar. Existe um gráfico de pigmentação (essa aqui abaixo – a faixa vermelha indica que o pigmento foi liberado) que você pode consultar, mas de acordo com ela o pigmento da nossa henna só liberaria em 12h e em 5h já tinha liberado na boa rs.

hennadyerelease

O teste consiste em aplicar um pouquinho da mistura na palma da mão, aguardar 2 minutinhos e lavar em água corrente. Se a mão ficar manchada de laranja é porque já está boa! A mancha deve estar intensa, se estiver fraquinha cubra a henna novamente e aguarde 40 minutos e repita o teste. Ah, lembrando que é bom dar uma misturada na henna antes de realizar o teste!


Prepare-se

Coisinhas que você vai precisar (além da henna)

  • Uma roupa que possa sujar
  • Luvas!!!!
  • Pincel
  • Presilhas de plástico
  • Pote grande pode ser um de sorvete! Mas tem que ser de plástico, vidro ou madeira
  • Pote pequeno também de plástico, vidro ou madeira
  • Touca de plástico
  • Papel filme
  • Uma camiseta ou toalha velha extras
  • Um óleo, creme hidratante ou qualquer produto para passar na testa, orelha e nuca para não manchar da henna. Eu usei óleo de côco e um creme hidratante! Isso não impede 100% de manchar, mas as manchas vão ser bem mais fáceis de remover se você fizer isso.
  • Jornal para forrar o chão do banheiro (não faça em outro lugar, vai por mim! banheiro é mais fácil de limpar) – ou então faça dentro do box
  • Adoçante e algodão para limpar as manchas que ocorrerem
  • Paciência, tempo e disposição 
  • Não ter medo ou nojo de se sujar todinh@ de lama
  • Certeza absoluta de que quer ficar ruiva/ruivo porque a henna não desbota mesmo!

Aplicação

Você pode optar por aplicar a henna no cabelo seco ou úmido. Eu, por exemplo, que possuo o cabelo cacheado, sei que seria inviável aplicar no cabelo seco simplesmente porque não dá pra penteá-lo seco, não dá pra separar as mechas! Então se você tem cabelo cacheado/crespo, umedeça ele antes e desembarace. Mas se o seu cabelo, como o da Mayra, for liso, pode aplicar nele seco sem problemas! Vista sua roupa de guerra, prepare o ambiente, pegue TUDO que você vai precisar e se joga!

Para não ficar usando o pote de sorvete, transferimos a henna para um pote menor, de plástico. Acontece que a mistura da henna estava muito grossinha, ruim de misturar e aplicar, então tivemos que ir adicionando água aos poucos até que ficasse mais “trabalhável”, direto no potinho mesmo. Então conforme íamos precisando, passávamos a henna (concentrada) do potão para o potinho e fazíamos a diluição.

♥ Mayra

Com o cabelo seco e sujo, dividimos ele em várias partes, e comecei aplicando a henna com um pincel primeiro na raiz tooooda, e depois então passei para o comprimento e pontas. Devo ter levado 30 min aplicando na raiz, e mais 30 min para o comprimento (abaixo, nos resultados, vou falar sobre essa diferença ter importado ou não). Acontece que, como o cabelo estava seco, foi difícil trabalhar em mechas grandes pois sempre ficavam fios sem henna no meio das mechas, então fomos usando mechinhas finas para aplicar para garantir que nada ficou sem.

A cada mecha íamos fazendo uma massagem bizzara para espalhar bem! Enquanto rolava a aplicação dava pra ver que a lama ia passando do marrom esverdeado para o laranja característico, pois estava secando e endurecendo. Então às vezes eu precisei borrifar água para poder dividir as mechas melhor, pois algumas partes a raiz já havia secado um pouco e se tornado difícil de trabalhar rs.

Após terminar de hennar o cabelo todo com o pincel jogamos um pouco da henna diluída que havia sobrado no potinho sobre o cabelo dela (dentro do box e com a cabeça pra baixo!) e fizemos maaais massagem para espalhar bem. Depois ela enrolou o cabelo e colocou tudo pra cima como se fosse um coque e enrolou o papel filme por cima. Pegou uma camiseta velha, colocou no pescoço e pôs uma touca por cima! A camiseta serviu para não deixar a henna escorrer muito pelo pescoço, e a touca para segurar a camiseta e abafar um pouco mais a cabeça.

A partir daí ela aguardou 4h e retirou a henna, primeiro enxaguando beeeeem  e depois com co-wash com Yamasterol (amarelo).

 




♥ Gi

Depois do que você leu na resenha da tintura, eu desembaracei o cabelo, esperei secar 70%, dividi ele em várias partes e também isolei a mecha loira, passando bastante óleo de côco e envolvendo-a em papel alumínio. Comecei (na verdade, a Mayra começou) a aplicar a henna com um pincel nas mechas da nuca até chegarmos no topo/frente, sem fazer essa distinção de começar pela raiz e depois ir pro comprimento. O que dificultou um pouco foi o fato de que, por estar úmido, ficou difícil dizer se a henna já tinha sido aplicada ou não, então precisamos fazer também muuuita massagem pra espalhar bem!

Ao final também joguei a “sobrinha” por todo o cabelo, dentro do box e massageei ainda mais. Fiz o mesmo processo do papel filme camiseta e touca e deixei por 4h30 e pra enxaguar fiz também co-wash com Yamasterol (amarelo).


Tempo de Ação

Mais ou menos o mesmo esquema de usar uma receita mais diluída ou mais concentrada – quanto mais tempo, mais intensa será a cor obtida! O mínimo que eu vejo as pessoas deixando a henna no cabelo é de 2h, e já vi também deixarem por 6h. Deixar de 3 a 4 horas é um bom tempo, mas vai da sua vontade!


Oxidação

Dizemos que a henna oxidou quando a cor estabiliza! Isso acontece porque o pigmento ainda está sendo absorvido e fixado nos fios, e ao fim desse processo nota-se uma mudança leve na cor.

Nos primeiros dias depois de hennar a cor fica muito chamativa, neon, radioativa, marca-texto rs. Muita gente gosta – eu amo! Depois de passados 5 a 7 dias ela perde essa característica e fica mais natural, mais igualada, e até mais escura um pouquinho dependendo do caso. Tem gente que diz que clareia, tem gente que diz que escurece…


Considerações

Enquanto a henna está no cabelo, ela escorre muito o tempo todo! São horas de desespero, de lama escorrendo, de cabeça suando, de ansiedade total! Você pensa que está dando muito errado o tempo todo! Mas quando acaba a felicidade é tanta que você já se pergunta quando vai hennar de novo ♥

O cheiro da henna é fortinho, cheiro de mato, de chá, de matte, não sei! Mas se você retirar a henna bem depois, não fica com o cabelo cheirando não hihih.

Nos primeiros dias o cabelo da Mayra ficou com a raiz mais intensa do que o comprimento, mas depois de oxidado ficou igual! A mesma coisa com o meu cabelo, que estava com a raiz um tiquinho mais clara que o resto (por causa da tinta…) mas a henna fez o milagre de dar uma igualada boa depois de oxidado (porém não 100%).

A nossa receita sobrou! Especialmente por termos diluído um pouco, acabou rendendo mais! Mas calma, se isso acontecer, não precisa jogar fora! Você pode congelar a henna para usar numa próxima vez! É só armazenar em um pote de plástico fechado e congelar, daí quando quiser é só pôr em banho maria e usar normalmente ♥

– O que não pode fazer:

  • Usar xampu para retirar a henna – pode desbotar e manchar o cabelo. É bom na verdade fazer co-wash até oxidar.
  • Usar chapinha, babyliss, nem nada de metal no cabelo antes de oxidar! Pode escurecer e manchar fortemente. Metal e henna não combinam!

Resultados!

Finalmente! Vamos aos resultados das nossas hennadas! A cor muda dependendo do ambiente, da iluminação e da câmera… As principais diferenças entre o meu cabelo e o da Mayra antes de hennar foram:

Giovanna

Mayra

  • Cabelo cacheado
  • Aplicação da henna no cabelo úmido
  • Aplicação uniforme
  • Tempo de ação no cabelo: 4h30
  • Cabelo liso
  • Aplicação da henna no cabelo seco
  • Aplicação primeiro na raiz, depois no comprimento
  • Tempo de ação no cabelo: 4h

 

Fotos! Muitas fotos!

Antes de oxidar
Depois de oxidado

P.S.

Não poderia deixar de agradecer imensamente à linda da Mayra Rangel por ter topado embarcar nessa jornada de ruiva hennada comigo, e à todas e todos do grupo do facebook HENNA – Amor que não desbota por todas as dúvidas respondidas e por todos os ensinamentos! Vocês são demais! Muito obrigada!


VÍDEO COMPLETO DA NOSSA APLICAÇÃO DE HENNA ♥ 


P.S. 2:

Já mudei a tonalidade do cabelo depois da primeira hennada! Confira AQUI!

Manual: Clareando Cabelo Com Henna

 

22 Comentários


  1. Tenho alergia a tinturas e meu cabelo é castanho médio. Caso eu passe a henna pura que cor ele ficaria + ou -?

    P.S: Essa tinta é realmente vegana? Porque mesmo se ela disser que não faz testes, ela pode terceirizar para um laboratório que faça ou até utilizar animais no ultimo período de testes. Também não podemos financiar uma marca que mesmo que diga que não faz testes utilize produtos de origem animal (como muitas por aí). Sempre sou chata com isso, porque penso “O que garante que ela não faça testes, sendo que utiliza componentes de origem animal?”.
    Desculpe se estou parecendo chata com isso, é que minha mãe quer pintar o cabelo e achar uma tinta realmente vegana é um sacrifício.

    P.S2: Seu cabelo é maravilhoso

    Responder

    1. Oi Clara! A henna dará reflexos acobreados ao seu cabelo! Se for escuro demais, quase não irá aparecer… Qualquer coisa faz um teste de mecha antes pra ver se gosta!
      Sobre a Acquaflora ser vegana: não, não é. Inclusive já corrigi os posts em que menciono isso. Ela possui extrato de pérola na composição :[
      E obrigada!
      Beijocas

      Responder

  2. Olá, gosto de seus posts, mas fiquei meio em duvida em relação à henna, perdoe a ignorancia, talvez não tenha entendido algo, mas, se eu terei que pintar meu cabelo para a base da henna, por que então passar a henna e não ficar apenas na pintura base? É só por que ela é natural e fixa por mais tempo? Bjs, obrigada!

    Responder

    1. Oi Carol! É isso mesmo! A henna não desbota, enquanto as tintas (especialmente ruivas) tem um desbotamento muito rápido. O uso da tinta antes é pra adequar a base pra receber a tonalidade cobre, por exemplo: o meu cabelo estava muito escuro, não ia pegar a henna! Aí eu pintei pra clarear e depois hennei :]
      Beijos!

      Responder

  3. Gente, nunca tinha ouvido falar sobre isso. Só conhecia aquela Henna preta de alisar cabelo kk estou pensando em colorir os meus cachos e morro de medo, porque eles estão super bem cuidados com o No poo. Encontrar suas dicas foi um achado <3

    Bjs.

    Responder

    1. Oi Jeise! Que bom que ajudou! Na verdade o que é usado pra alisamento é o Henê, e não Henna hehehehe
      Se o cabelo está saudável, se joga! Vai ficar tudo bem, com certeza! Beijocas!

      Responder

  4. Giiii finalmente achei uma tom q falei e este!

    so q tenho um problemao tenho tinta preta!

    ai to querendo fazer a xampuzada sera q depois preciso pintar e henna ou so a henna direto?

    beijos ta
    lindaaa

    Responder

    1. Oi flor! Acho que só fazendo a xampuzada mesmo pra saber! Vc mandou link com a foto? Não está aparecendo aqui :/ Bjsss

      Responder

  5. Gio hennei meu cabelo ha uns 5 meses, a cor natural é castanho.
    Quis voltar a minha cor natural pois não me adaptei a ficar retocando a raiz com tinta.
    Fiz colorimetria e tentei reverter passando uma coloração 9.1 e uma coloração blue para anular o acobreado…
    Voltou a cor natural, desbotou e voltou o tom acobreado.
    Estou fazendo umectação com azeite de oliva, mas não mudou nada!
    O que vc sugere?

    Responder

    1. Olá Vanessa! A henna é chatinha mesmo de sair, viu… As tinturas que você utilizar por cima com nuances que anulam o acobreado vão acabar desbotando mesmo, e voltando ao ruivo… Uma sugestão que eu posso te dar é apostar nos tonalizantes, em vez das tinturas, pois danificam muito menos os fios. Existem tonalizantes em creme, que são bem mais práticos, pois são como máscaras de tratamento. Sei também que chá de alecrim escurece o cabelo, bem como café! Talvez você utilizando esses chás na sua rotina dê uma suavizada no cobre! Espero que você consiga achar algo que se adapte a sua rotina (realmente, retocar a raiz é chaaato! heheh) Beijocas!!

      Responder

  6. Depois de o cabelo, posso usar creme de pentear antes do intervalo de 5 dias.
    Porque meu cabelo ficou super duro, ficou a treva.
    Tenho que trabalhar amanhã como faço, e o cheiro ficou intenso.
    Socorro, me ajuda.

    Responder

    1. Oi Denize, espero que tenha conseguido contornar a situação! Será que você não usou muito ácido na mistura não? O cabelo não deveria ficar muito duro não, fica apenas um pouco mais encorpado… Tenta fazer co-wash! Quanto ao cheiro, também sai logo na primeira lavagem! Pode ser também que você não tenha enxaguado direito, não sei… Beijocas!

      Responder


  7. Post ótimo, completíssimo, não pude deixar de comentar, estou tomando coragem para hennar e esse foi o melhor post que encontrei, parabéns ficou lindo!!!!

    Responder

    1. aproveitando o comentário kkkkkk, meu cabelo está virgem castanho escuro, para a base você acha melhor pintar de ruivo ou passar uma tinta loira?

      Responder

      1. Acho que tanto faz, flor! Vai depender na verdade do tom que você quer porque, por exemplo, as tintas ruivas em geral só vão até o tom 8, e no meu caso por exemplo não clareou muito. Se eu quisesse um tom mais aberto teria que ter pintado com uma 10 pra cima, e não existe tinta ruiva tão clara assim… Bem, eu pelo menos não conheço hehehe
        Bjs

        Responder


Comente sobre esse post!