Rotina do Cabelo Verde – 100% caseira

Não, eu não pintei meu cabelo de verde, eheheheh. É apenas o nome que eu resolvi dar ao tratamento que eu fiz hoje, que incluiu dois ingredientes verdinhos: Argila Verde* e Abacate! E os outros ingredientes também são naturebas, veganos e que cabem no orçamento.  Olha só:

  1. Limpeza: 4 colheres de chá de Argila Verde + 2 colheres de sopa de água filtrada. Mistura bem, em um potinho de vidro (nem o pote nem a espátula/pincel/colher devem ser de metal! Use objetos de plástico ou vidro para manusear a argila, sempre), até que a argila esteja completamente dissolvida. O objetivo é que fique bem aguado mesmo, para facilitar a aplicação e para que não seque tão rapidamente. Divida o cabelo em mechas, e vá aplicando com um pincel por todo o couro cabeludo, espalhando o mínimo possível pelos fios. Não deixe a argila por mais de 20min no cabelo! Caso o tempo passe e você ainda não tenha terminado de passar em todo o couro cabeludo, faça que nem eu: volte para o chuveiro e retire toda a argila que você já tinha passado (com água fria, não pode ser quente), depois continue nas regiões que faltaram. Eu não esperei nem 20min com a argila. Dividi o cabelo em 5 partes, e cada vez que terminava uma, enxaguava e voltava para aplicar em outra, para não correr risco de ressecar demais. Ao terminar, dei uma boa enxaguada no cabelo todo (sempre com água fria!), massageando a raiz para garantir que não restou nadinha da argila. Nessa hora, o cabelo estava bem áspero, ressecadinho e embaraçado, mas faz parte do tratamento, que visa regulação de oleosidade. Nada irreparável, muito pelo contrário 😉
  2. Tratamento: Bati um pedaço de Abacate no mixer, e separei uma quantidade razoável para aplicar no cabelo (o resto eu comi ehehe), cerca de 4 colheres de sopa. Adicionei uma tampinha de Óleo de Rícino e massageei por todo o cabelo. A maciez foi voltando e senti que o cabelo absorveu tudo! Deixei agindo por 40min e enxaguei com água fria.
  3. Selagem: Vinagre de Maçã
  4. (parte não-caseira e não-vegana da rotina, completamente opcional, fica a seu gosto) Finalização: fitagem usando o condicionador Elseve Óleo Extraordinário como creme de pentear, plopping por 40min.

* A Argila Verde é reguladora de oleosidade, é indicada para couro cabeludo oleoso, caspa e seborreia. Escolhi esse tratamento sabendo que tendia a ressecar, mas meu couro cabeludo estava muito oleoso e me incomodando. Se você quiser uma opção mais suave, prefira a Argila Branca. A Argila Vermelha ajuda a tonalizar cabelos ruivos (testarei assim que der, obviamente eheheh), a Argila Preta/Cinza ajuda a combater a queda capilar, a Argila Bentonita é condicionante, ajuda a dar maciez (pode ser usada no cabelo todo) e a Argila Rosa é boa para cabelos bem ressecados.

13 Comentários


  1. Oi Xará! Gostaria de saber, se as argilas ver de branca e a mistura de bicarbonato de sódio e água filtrada, são capazes de tirar os proibidos das rotinas No e Low Poo?

    Responder

    1. Hihihi oi xará! Não são, não… Só sulfato mesmo. Inclusive eu super NÃO recomendo o uso de bicarbonato de sódio no cabelo! Depois dê uma lidinha no post aqui do blog sobre ele!
      Beijocas!

      Responder

  2. Gostaria de acrescentar sobre o que compartilhei sobre a argila que O uso da argila deve ser de 15 em 15 dias no máximo

    Responder

  3. Geovana.Tudo bem?.Gostaria de compartilhar com vcê, o que li sobre a argila(o poder da argila medicinal da Graciela Mendonça da Silva de Medeiros).

    A alteração da temperatura da massa de argila ocorre principalmente no inverno.Com base nisso, orienta-se manter uma bolsa de agua morna ou quente na manuntençao.Não se pode esquecer que a argila é´um material natural, e reage de acordo c as condições climáticas.

    Critérios de graduação térmica:

    temperatura quente entre 35 a 40, morna-27 a 33 graus ; fria abaixo de 22 graus

    Ultilizar:no inverno e meia estação.E no verão pode ser usado ,sob ação de frentes frias

    os frascos devem ser de:vidro,procelana ou barro.Metais podem ser usados,porém deve ser ultilizada luva de latex,para manter o pontecial energético da argila intacto.Colher que usualmetne se indica é a de madeira.pois não é um material condutor(de calor e nergia).Mas muito cuidado na secagem ,pois é um material poroso e permeável, se não for bem seca pode gerar fungO e assim imprópia para uso
    A vigilância sanitária indica que a colher de inox por ser mais apropiada.
    A luva de látex deve ser ultilizada também na aplicaçao e retirada da massa de argila.

    um xero
    Espro que possa ter contribuido para sua bela matéria

    Responder



  4. Eu gostaria de finalizar de forma vegana, alguma sugestão?

    Responder

  5. Gi,

    Qual a frequência de uso da argila verde?

    Responder

    1. Oi Janiny! Depende do seu gosto! Eu senti que ela limpou super bem, mas acho que uma vez na semana é suficiente pra não ressecar demais! Especialmente a argila, que limpa mais ainda comparada com a branca!

      Responder


Comente sobre esse post!