Rotina caseira da lavagem à finalização

Gostaria de deixar aqui registrada a minha primeira rotina de cuidados com o cabelo 100% caseira, natural e vegana, incluindo a finalização dessa vez! Fiz uma rotina semelhante na qual a finalização foi usado um produto industrializado, que não era vegano.

  1. Lavagem: misturei em um potinho de vidro, com uma colher de plástico (nada de metal, hein!) argila branca + gel de aloe vera (babosa)* + água. Não sei muito as quantidades, fui misturando até a consistência ficar cremosa-mais-pra-líquida. Só sei que usei mais gel de babosa do que água. A mistura foi engrossando/secando um pouco com o tempo, então tive que adicionar um pouco mais de água ao longo do uso. Depois de ter molhado e desembaraçado o cabelo, fui aplicando e massageando por toooodo o couro cabeludo a argila, garantindo ter passado em tudo. Sem esperar muito, enxaguei com água morna pra tirar a argila cabelo, massageando bem pra sair tudinho. Não apliquei a argila no comprimento porque quando enxágua ela já escorre limpando o comprimento. Nesse momento, senti o cabelo bem áspero, e como se tivesse engrossado um pouco.
  2. Hidratação: 2 col. sopa de abacate amassado + 1 tampinha de glicerina vegetal + 1 col sopa de água + 1 col sopa da máscara shea moisture anti-breakage (opcional, só usei por ser de uma marca vegana, com matérias primas mais naturais e orgânicas. Se não quiser usar nenhum produto industrializado mesmo, você pode substituir por alguma manteiga ou óleo vegetal, puros, de sua preferência. Meus queridinhos são a manteiga de karité, o óleo de côco, o de semente de uva, o de rícino e o azeite de oliva!). Enfim, misturei tudo em um potinho de plástico, apliquei no cabelo e deixei agindo dentro de uma touca por cerca de 1h. Enxaguei com água fria.
  3. Selagem: vinagre de maçã, o melhor condicionador caseiro do mundo!
  4. Finalização: 200 ml gel de linhaça + 100 ml gel de babosa/aloe vera + 1 col chá óleo de semente de uva (medidas aproximadas!). Misturei tudo em uma embalagem de um creme antigo (viva a reciclagem ehehe), e essa receita pode ser armazenada na geladeira por até 7 dias. Antes de fazer a fitagem, coloquei mais ou menos 1 col chá de óleo de semente de uva nas mãos, espalhei, e fui passando nas pontas do cabelo. Depois de feita a fitagem, deixei em um plopping por 40 min.

* COMO FAZER GEL DE BABOSA/ALOE VERA: eu comprei a folha em um hortifruti, mas se você tiver plantada em casa melhor ainda! Com a faca, eu cortei dos dois lados pra tirar os espinhos, e depois fiz um corte superficial bem no meio (no sentido do comprimento) pra facilitar a retirada da casca. Com a mão mesmo, fui puxando e tirando a parte de cima da casca, e depois com uma colher raspei o gel pra aproveitar o máximo possível. Bati com um pouquinho de água (usei um mixer, mas pode ser no liquidificador também). Dá pra congelar e utilizar novamente (pode descongelar no microondas ou em banho maria).

→ CONSIDERAÇÕES e RESULTADOS: O cabelo ficou muito, mas MUITO leve! E eu me surpreendi com a definição dos cachinhos! A raiz soltinha, limpa, fresca, um amor! Só não achei muito macio, mas acredito que seja por conta do uso da argila. Talvez seja melhor hidratar de uma maneira mais potente após utilizá-la. Nos day afters, senti que embaraçou um pouco mais que o normal, mas o volume tava tão incrível que quase não toquei no cabelo pra consertar hihihi

ATUALIZAÇÃO: fotos do 2º e 3º day afters! Recuperei alguns cachinhos que estavam embaraçados/amassados/esfarelados da mesma forma que ensinei nesse vídeo, só que usando o próprio gel que havia feito pra usar no dia da finalização, que sobrou um bocado. Volumão? Tá tendo! E no 3º day after resolvi fazer um penteado pra ficar mais arrumadinha pro trabalho hihihi Utilizei o próprio gel pra ajudar a segurar os cabelinhos arrepiados no lugar.

18 Comentários


  1. Sei que esse post já tem muito tempo mas espero que você me responda! Essa técnica de lavagem com argila também serve pra tirar a umectação? Ou como a argila faz uma limpeza mais profunda tiraria toda a nutrição que a umectação proporcionou?

    Responder

    1. Oi Daniele! Nunca tentei usar a argila pra remover umectação não (ou pelo menos não lembro rs). Acho difícil ela remover a nutrição doada pelos óleos, viu… Não chega a ser uma limpeza ‘agressiva’ a esse ponto não :]
      Beijos!

      Responder

  2. Oi Giovanna, adorei seu blog! Tenho babosa e linhaça em casa e to doida pra fazer esse finalizador *-*
    Porém fiquei com uma dúvida: por quanto tempo posso armazenar a mistura? ou só posso misturar o dia em que for usar no cabelo? (pergunto pois minha rotina é corrida e seria mais prático guardar prontinho)

    Outra pergunta é se posso usar o óleo de côco ao invés do óleo de semente de uva (pois é impossível encontrar na minha cidade).

    Muito obrigada 🙂 bjssss

    Responder

    1. Oi Mariane, que bom que gostou! Pode armazenar por até 7 dias na geladeira, e você pode usar o óleo que quiser, o que for mais acessível pra vc *-* Atualizei o post com essa informação! Obrigada :*

      Responder

  3. Oi, Giovanna, adorei o seu blog! O que você acha da água de aveia para lavar o cabelo? Hoje experimentei e gostei muito. Fiz tipo um mingau (acrescentei umas folhinhas de alecrim e hortelã) e coei, depois passei vinagre de maçã diluído em água e finalizei com gel de linha misturado a um pouco de creme de pentear. Nunca experimentei argila. O que será que resseca menos, a água de aveia ou a argila? Bjs

    Responder

    1. Oi! Tô querendo testar essa água de aveia há um tempo, mas acabei não fazendo ainda! Amei a sua receita, adicionar alecrim e hortelã deve deixar ainda mais benéfica essa limpeza <3 Vou testar o mais rápido possível, sem dúvida!
      Quanto a ressecar menos, acredito que a água de aveia seja mais suave. A argila limpa muito, por isso acho que 1x na semana é o máximo que eu conseguiria usar.
      E que bom que gostou do blog 😀 Obrigada pela dica! Bjks

      Responder

      1. Legal, vou aguardar seu teste! Consultei meu tio, que é químico, sobre essas alternativas, e ele condenou minhas invencionices. Mas acredito que seja porque é homem, tem cabelo curto e estava mal-humorado 🙂 bjs

        Responder

  4. oie Lê (se liga na intimidade)
    comecei a 1 mes com now poo ja com o intuito da diminuição dos produtos industrializados….ai conheci o only water….to loka aqui cm as dicas tds!
    Mas nao entendi uma coisa deste post especificamente….
    vc fez essa …..X (nao sei se eh lavagem ou hidratação ou detox ou…) com argila e depois de lavar finalizou com o gel de babosa? foi isso?
    bejinhus….

    Responder

    1. Oi! Foi isso mesmo! Depois de ter feito a limpeza com a argila, enxaguei, apliquei a máscara de hidratação, deixei agindo, enxaguei, selei com vinagre, depois finalizei com esse gel de babosa, que misturei com gel de linhaça e um pouquinho de óleo de semente de uva! Bjs <3

      Responder

  5. Oi Gi! Estou começando com o Low poo, mas eu já usava alguns produtos que eram e eu nem sabia. Meu cabelo é beeeeem parecido com o seu, pelo menos pelas fotos… Porém tenho problema de frizz na raiz.
    Por exemplo, pra eu fazer esse penteado com um pouquinho de trança embutida, meu cabelo fica suuuuper cheio de frizz… 🙁
    Quando eu faço coque alto também… 🙁
    Mas o frizz fica somente na raiz, nos fios não fica muito não… o que eu posso fazer? Me ajude… :-O

    Beijos Tathi

    Responder

    1. Oi Tathiana! Esse frizz que você diz não seria esses fios arrepiadinhos que sempre ficam? Normal!! Cabelo cacheado tem demais desses 🙂 Mas o que vc pode tentar fazer pra ajudar é umedecer o cabelo, passar um gelzinho e depois fazer o penteado. Ajuda a dar uma segurada neles, mas não se importe muito com eles não, faz parte 😀 Espero que ajude! Bjssss

      Responder

  6. Oii, adorei o post! E você faz isso de quanto em quanto tempo? Costumo lavar o meu cabelo todos os dias e queria reduzir isso… ainda não comecei o no poo…

    Responder

    1. Oi Letícia! Eu senti que a argila branca limpou super bem o meu cabelo, e como o meu tem tendência a ressecar, pretendo usar intercalado com water-only ou co-wash, mantendo assim um intervalo de uns 5 a 7 dias entre o uso (lavo meu cabelo de 3 em 3 dias +/-). Boa sorte com a jornada do No Poo, é só amor! Bjsss

      Responder

Comente sobre esse post!