Cachos da Gi

Rotina 100% natural e caseira – lavagem com argila, condicionador de vinagre de maçã e creme de pentear a base de linhaça

Que tal uma rotina de cuidados totalmente natural e caseira, lixo zero, vegana e muuuito fácil? Trago pra vocês hoje uma rotina bem bacana de cuidados naturais desde a lavagem até a finalização! O meu cabelo antes estava um pouquinho oleoso, mais oleoso que o normal (considerando a cobertura da minha oleosidade natural, preservada por causa da técnica Water Only), o que me motivou a dar uma equilibrada com argila!

O vídeo dessa rotina já está no Youtube e você confere ao final desse post! Mas antes, vamos às receitas e ao passo a passo!

Lavagem com Argila Rhassoul

  • aprox. 50ml de soro fisiológico
  • 1/2 colher de sopa rasa de argila Rhassoul
  • 1 col. chá de glicerina vegetal

Basta misturar todos os ingredientes (não pode usar nada de metal!) e aplicar no cabelo molhado. Eu prefiro sempre desembaraçar o cabelo antes e fazer uma massagem no couro cabeludo pra estimular a circulação sanguínea. Além disso, a massagem ajuda a soltar a oleosidade e, aliada à escovação, promove uma limpeza mecânica suave nos fios. Não deixo agindo por muito tempo, só 1 minutinho, e já enxáguo. Nesse 1 minuto pode fazer uma leve massagem também! Depois é só enxaguar com água normalmente.

Essa receita não dá pra guardar, precisa fazer a quantidade que for usar no dia!

Condicionador

  • 200ml de água
  • 2 col. sopa de vinagre de maçã
  • 2 col. chá de glicerina vegetal

Basta misturar todos os ingredientes também, e colocar em um recipiente que facilite a aplicação. Se você preferir, pode produzir o dobro ou triplo dessa receita pra usar mais vezes! Aplica no cabelo depois de lavar. Se quiser, coloca uma touca e deixa agindo por uns 5 minutinhos. Se não quiser, não precisa enxaguar.


Creme de Pentear

  • 150 ml de água
  • 1 col. sopa de semente de linhaça
  • 1 col. sobremesa de açúcar
  • 1 col. sopa de óleo de abacate
  • 1 col. chá de glicerina vegetal
  • 1/2 col. sopa de vinagre de maçã

Em uma panela, adiciona a água e as sementes de linhaça, liga em fogo médio e deixa fervendo. Acompanha o ponto quando estiver começando a ficar com jeito de gel. Coa ainda quente, colocando em um recipiente de vidro esterilizado. Depois, ainda quente também, adiciona o açúcar. Leva à geladeira para esfriar e depois adiciona o óleo, a glicerina e o vinagre. Se quiser, bate no mixer para ganhar textura de creme.

Armazena na geladeira por até 7 dias. Essa receita pra mim é suficiente para finalizar meu cabelo 2x. Então, se precisar, ajusta essa receita pra quantidade que você usaria em 1 semana, ok? Se você não tiver óleo de abacate, pode usar outro óleo 100% vegetal. E quanto ao açúcar, eu prefiro usar melado no lugar dele rsrsrs acho que o efeito é melhor!

Seguem algumas fotos do resultado!

Comente sobre esse post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: