Resenha: Tinta Acquaflora 9.0 e 8.4

Resenha Tintura Acquaflora 8.4 e 9.0
Resenha Tintura Acquaflora 8.4 e 9.0

Ainda na minha saga ruiva, eu pintei o cabelo. Sim, cabelo cacheado também pode receber tinta! Desde que bem cuidado, não há mal, os cachos não vão se perder. Pintei pra clarear um pouco o cabelo e passar henna, mas isso é assunto pra outro post!

Antes de tudo

Meu cabelo estava virgem, exceto por umas mechas na frente mais claras (por ter usado Sun In) e por ter tonalizado com Garota Veneno 2 semanas atrás. Ele estava um pouquinho ruivinho ainda, mas bem pouco mesmo. Como eu já estava planejando tudo isso da tinta+henna, vim realizando alguns tratamentos pra fortalecer o cabelo nas semanas antes – cerca de 1 semana antes fiz uma umectação longa para fortalecer os fios e hidratei com a máscara Anti-Breakage da Shea Moisture (que é super potente) alguns dias antes. Tudo isso pra ter o cabelo o mais saudável possível pra receber a tintura e a henna! É importante falar disso porque muitas vezes vejo o pessoal dizendo que a tinta destruiu o cabelo, mas na verdade o cabelo já se encontrava frágil antes e a tinta só fez piorar o quadro, e para recuperar depois é muito mais difícil. Especialmente o cabelo cacheado, que está constantemente precisando de hidratação, precisa estar forte para que sua estrutura e forma não sejam prejudicadas definitivamente com o uso de coloração.

Um pouco sobre colorimetria capilar

Clique para ampliar!
Clique para ampliar!

Não tenho como explicar isso tudo sem falar sobre colorimetria. Como você já deve saber, as tintas possuem numerações. O número antes do ponto (de 1 a 12) indica o quão claro e escuro será a cor, então quanto maior o número, mais claro. Já o numero depois do ponto indica de fato a cor, os reflexos, as nuances. Então para um tom avermelhado procure por algo .6, por exemplo.

Vale lembrar que se você tiver o cabelo natural, virgem, num tom 6 como o meu, por exemplo, e jogar uma 10, ele não irá ficar num tom 10 de primeira. Esse processo de clareamento bruto é obtido rapidamente apenas com descoloração, e não com tintas. Então é sempre bom fazer teste de mecha pra saber se a tinta que você escolheu chega na base que você quer antes de passar em tudo, viu?

Numeração que usei

Como meu cabelo estava escuro, escolhi dois tubos de 8.4 e um de 9.0 (ela entrou como clareadora na mistura). Sim, precisei de três tubos! Na verdade um dos tubos de 8.4 só foi usado cerca de 3/4 dele, fechando a mistura em 1 de 9.0 + 1 3/4 de 8.4

E a Ox?

A água oxigenada usada foi de 20 volumes na raiz e 30 no comprimento, pelo motivo simples de que o cabelo abre mais o tom na raiz, por ser mais quente. As ox funcionam assim: quanto maior o volume, mais ela ajuda a clarear. Só não é recomendado usar ox de 40 ou mais volumes porque pode ressecar demaaais o cabelo, ok?

Sobre a tinta

Paleta Aquaflora 8.4

A coloração e a ox  não são totalmente liberadas para No Poo nem Low Poo! Mas por que você pintou seu cabelo com tinta proibida se você segue o No Poo, Giovanna!? Porque eu dei preferência ao fato dela ser vegana*. Pouquíssimas são as colorações veganas*, menos ainda as liberadas para No ou Low Poo, menos ainda as que eu encontrei pra vender. Então optei pela Acquaflora \o/ Como eu ia pintar em salão – nunca tinha pintado o cabelo, então não saberia fazer rs – eu ia lavar com xampu com sulfato do mesmo jeito, então daria na mesma eu bater perna atrás de uma vegana* e liberada… Confira no final do post as composições!

O resultado final foi mais escuro do que o esperado rs mas eu gostei mesmo assim. Também foi mais avermelhado do que acobreado, viu? E preciso dizer que essa tinta é fedorenta. O cabelo ficou com cheiro de coloração mesmo depois da henna (ficou um mix desses cheiros muito doido).

+ saiba tudo sobre No Poo e Low Poo aqui

Aplicação e resultado

Primeiro separamos a minha mecha loira da jogada, envolvemos ela em papel alumínio. Depois aplicamos a mistura com ox de 20vol na raiz, e depois a com ox de 30 no comprimento. Desde o início da aplicação até o final foi-se um pouco mais de 1h. Lavamos o cabelo (não sei com o quê) e eu fui pra casa com o cabelo mega ressecado e estranho, como era de se esperar. Não filmei o processo, mas tirei foto assim que cheguei em casa do resultado. Não reparem o cabelo sem finalização e absurdamente deformado! Ele não tinha sido condicionado, finalizado nem nada! E enquanto secava naturalmente eu ficava passando a mão “penteando”, o que deformou ainda mais rs

Como eu disse, ficou mais vermelho e mais escuro do que eu pensei que ficaria, dado que utilizamos a 9.0 pra clarear, mas a cor estava linda! Depois disso lavei o cabelo com xampu com sulfato – CÊS NUM FAZEM IDEIA DO DESESPERO QUE FOI o cabelo totalmente ressecado e saindo água cor de sangue! Hahaha Depois hidratei com Kanechom Kids (usei pra desembaraçar porque estava CRÍTICO) e com a máscara Anti-Breakage da Shea Moisture. Deixei essa mistura agindo por uns 5 minutos e a diferença foi absurda! O cabelo voltou completamente ao normal! Foi ao mesmo tempo desesperador e lindo de ver o retorno dele à vida, ao seu estado ótimo de saúde hihih. E depois disso tudo, a tão aguardada henna!

resultado tintura acquaflora 9.0 e 8.4
Foto com o cabelo deformado, sem finalização ou cuidado algum após a lavagem de retirada da coloração. Ainda um pouco úmido.

 

Composições

  • Ox de 20 e 30 volumes
    Parcialmente liberadas por conterem sodium laureth sulfate que, assim como no Sun In, acredito servir para ajudar a levantar as cutículas para que o produto aja melhor, além de que perto do peróxido de hidrogênio (“água oxigenada” propriamente dita) ele não seja tão agressivo assim, especialmente por estar mais pro final da composição. As composições da de 20 e de 30 são idênticas mas as proporções dos componentes é que devem direfenciar.
Acqua (water), cetearyl alcohol, disodium EDTA, etidronic acid, hydrogen peroxide, parfum (fragrance) phosphonic acid, sodium laureth sulfate, sodium stannate, glycerin, citronellol, coumarin, linalool

  • Tintura


Utilizei essas mesmas tintas novamente para clarear o meu cabelo depois da Henna e retocar a raiz! Contei tudo do processo e resultados nesse post aqui!

* UPDATE (21/12/2016): A tintura e a Ox da Acquaflora não são veganas! 

A empresa apenas não realiza testes em animais, mas na composição desses produtos há ingredientes de origem animal, como extratos de pérola. Peço desculpas pela confusão!! (Estou desolada com isso, gente, não sei o que fazer da vida agora, não conheço tintura liberada que seja vegana! Me ajudem! </3 )

13 Comentários


  1. que fresca, tintura vegana, você é uma em um milhão e vão continuar testando em animais sim, não só acquaflora mas outras também e são excelentes marcas. só aceita. 2bju

    Responder

    1. Fala que é frescura pros milhares de animais que sofrem diariamente com os testes para que você tenha seu produtinho!
      Eu é que não vou dar o meu dinheiro pra esse tipo de empresa, que pra mim não têm nada de “excelente”! Bjs

      Responder


  2. Comprei essa mesma tinta (8.4) e misturei com o 00sss que me disseram ser uma super clareadora, com a ox de 30. Mas não ficou bem perto do resultado do seu cabelo… Não entendi o porquê. Ficou muito escuro! Ainda bem que fiz apenas um teste de mecha e não passei no cabelo inteiro. Queria usar para dar a preferência por ser vegana, mas não ficou do jeito que eu queria… Confesso que fiquei chateada 🙁

    Responder

    1. Oi Ingrid! Poxa, que pena..! Realmente, a 8.4 achei muito escura pra uma tinta de tom 8! Não conheço essa super clareadora que vc utilizou, então não sei o impacto que ela pode ter tido de fato na tinta. Mas de fato o cabelo não abre muito apenas com a 8.4 não, por isso usei a 9.0 pra clarear um pouco mais (e mesmo assim, na primeira vez que usei não abriu taaanto assim não). Senti que consegui clarear meu cabelo de verdade quando joguei uma mistura com muito mais 9.0 do que 8.4, aí sim. Não sei o que há com essa 8.4. Quem sabe se você não misturar com uma 9.0, ou até mesmo com uma 10.0 (pra clarear ainda mais) não chega no tom que você deseja? Espero ter ajudado! Beijocas

      Responder

  3. Olá Giovanna!
    Me diz uma coisa, eu posso utilizar tintas de outra marca fazendo essa mesma misturinha que você pra conseguir essa cor?
    E ainda, se eu não passar a henna, pelo menos por enquanto, ficará um tom semelhante?

    Responder

    1. Oi Ranni! Pode usar tintas de outra marca sim! Só uma coisa que vc precisa ter cuidado: eu achei o 8.4 da acquaflora muito mais vermelho do que acobreado. Outras marcas não têm essa característica, então aconselharia vc a dar uma pesquisada antes.
      Sem usar a henna o cabelo pode ficar de outra cor, pois irá desbotar etc, fora que também tudo isso depende da cor que o seu cabelo está antes de pintar (a sua base).
      Eu senti que conforme o tempo foi passando, esse ‘vermelho’ da tinta sumiu e o cabelo ficou acobreado, ou seja, ficou apenas com a cor da henna. Não sei te dizer a durabilidade desse tom propriamente sem a ação da henna…
      Espero ter ajudado! Beijocas!

      Responder

  4. Oi, não encontro o tonalizante da acquaflora em lugar nenhum.
    Onde tu compra?
    bj

    Responder

    1. Oi Pâmela! Eu sempre encontro em lojas de cosméticos, dessas que vendem produtos mais profissionais de cabeleireiro etc! Bjs!

      Responder

      1. Se eu te disser que não encontrei em lugar nenhum na minha cidade tu acredita!? Nada, de tonalizante em lugar nenhum, isso que aqui nem é interior, kkk. Enfim,
        nem na internet para venda eu encontrei.
        Fazer o que, mas obrigada.

        Responder

Comente sobre esse post!