Cachos da Gi

Vou sair do Instagram? Nova fase do canal, novo layout do blog, Discord e mais

É com muuuito orgulho que hoje, dia 2 de maio de 2021, estamos inaugurando um blog novinho em folha por aqui! Reconstruí cada cantinho do meu site pra torná-lo mais otimizado e mais fácil para vocês se localizarem nos principais conteúdos por aqui! Mas não é só isso que vai mudar no Cachos da Gi! Ao longo da semana vou anunciar algumas outras novidades, mas hoje quero conversar com vocês sobre algumas alterações no ritmo do canal, do Instagram e etc!

Desde o final de 2020 venho me questionando muito sobre a forma como eu entrego conteúdo pra vocês, que até então estava mais focada no Youtube e no Instagram. Quem me acompanha de perto sabe que eu não faço pouca coisa – além do Cachos da Gi, eu também faço faculdade, estágio, iniciação científica e de quebra ainda pego alguns trabalhos freelancer. Portanto pra que eu consiga entregar o meu melhor pra vocês, preciso otimizar minha dedicação para ser mais eficiente. Infelizmente, no momento, não estou conseguindo manter o ritmo de produzir 1 vídeo por semana como antes, pois estou em vias de me formar na faculdade e me preparando para escrever meu trabalho de conclusão, então tenho certeza que vocês compreendem!

Mas não é só isso. Infelizmente a pressão em manter uma constância e precisar postar com alta frequência no Instagram para obter bons resultados foi me consumindo muito ao longo desse tempo. Não faz mais sentido pra mim apostar corrida com um algoritmo que se empenha tanto em priorizar anúncios, corpos femininos magros, seminus e brancos, em detrimento de outros tipos de conteúdo com “menor valor”. Não faz mais sentido pra mim ter que enquadrar meu conteúdo a uma rede que prioriza conteúdos rasos, descartáveis, de até 30 segundos, em detrimento de outros conteúdos mais densos, sérios e profundos.

O que eu pretendo com a minha produção de conteúdo é levar questionamento, mas não o questionamento pelo questionamento, mas um com embasamento, com reflexões vastas. E isso não se alcança em meia dúzia de stories com validade de 24h ou dancinhas coreografadas de até 30 segundos. Aprender uma nova forma de se relacionar com o próprio corpo e a cuidar dele não cabe nesse pouco tempo. Me dói ver que tem tanta gente incrível lá com uma potência transformadora gigantesca mas desperdiçando sua energia pra jogar o jogo do Instagram dos conteúdos descartáveis e rasos. Eu decidi que não quero isso para mim, mesmo sabendo que jogar esse jogo poderia me trazer muito mais “visibilidade”, “alcance”, “engajamento” e consequentemente até mais dinheiro.

Meu tempo é muito valioso, e quero que ele sirva pra entregar a vocês algo que vocês absorvam com propriedade. Quero que vocês tenham tempo de refletir sobre o que eu falo e criar as suas próprias verdades. O que eu queria propor a vocês, companheires naturebas que eu tanto amo, é que a gente subverta essa lógica de conteúdo fácil. Sabemos que ver uma tirinha de imagens no Instagram e uma legendinha de 2 ou 3 parágrafos curtos, ou um reels, é muito mais fácil pro nosso cérebro do que vir aqui ler um textão como esse. Mas lembrem-se que (e não sou eu que digo isso, é a ciência) quanto mais tempo e quanto mais “difícil” é o processo mental que você dedica a um certo assunto, melhor você assimila. E é isso que eu quero entregar a vocês – conteúdos que possam ser fixados e absorvidos com propriedade, e não superficialmente ou temporariamente.

person using her smartphone

É por isso que eu estou me afastando do Instagram. Não vou excluir a conta porque muitas pessoas que me seguem mantém meus posts salvos lá. Mas não pretendo estar muito presente…. Entrarei de vez em quando para avisar que tem conteúdo novo por aqui ou no Youtube, e quando me der vontade mesmo. Essa semana vou lançar um projeto exclusivo por lá que eu sei que vocês vão gostar, e que tem a ver com toda essa temática de uso consciente e racional das redes sociais para o nosso bem. Fiquem de olho 🙂

E mesmo assim, essa primeira fase de reinauguração do Blog vai ser também um teste para ver o retorno dessa estratégia – quero saber a efetividade da divulgação de lá, quantos de vocês efetivamente vão ver meus posts no Instagram e vir aqui ver o conteúdo completo. Até hoje, nas vezes que fiz isso, o desempenho foi beeeem baixo… Porque sei que o Instagram é feito para prender a gente lá. E dá certo.

E o pior de tudo: mesmo reduzindo ao máximo o número de pessoas que seguimos lá para reduzir as distrações etc, ainda assim quando você se deparar com meu conteúdo (isso se o algoritmo escolher te mostrar, porque ultimamente ele não tem feito isso direito, e sabemos bem o porquê), eu estarei concorrendo à sua atenção com muitas outras pessoas, empresas e anúncios. Se você deliberadamente escolhe vir até meu blog, você não verá meu conteúdo competindo com ninguém mais além de mim mesma. E isso faz toda diferença na sua experiência de leitura. Entende o que eu quero dizer?

Uma das coisas que eu mais adoro/adorava no Instagram é interagir com vocês diretamente, de maneira dinâmica e divertida. No grupo do Telegram também temos uma troca incrível e eu me orgulho muito de ver vocês ajudando uns aos outros por lá, contando suas experiências e tudo mais. Mas nesses dois ambientes, devido à sua dinamicidade, as coisas se perdem e as vezes vocês não conseguem encontrar por si só as respostas que desejam. Confesso pra vocês que me desgasta muito o fato de que uma parte considerável das dúvidas que eu recebo é sobre assuntos sobre os quais já falei tanto no Instagram quanto aqui e no Youtube, mesmo eu me empenhando sempre para organizar tudo para facilitar a autonomia da pesquisa de vocês.

Com isso tuuudo em mente, gostaria de convidar vocês a entrarem para o meu servidor no Discord, Naturebices!

E se você nunca usou o Discord, não se desespere: é uma plataforma gratuita super intuitiva de bate-papo, sem anúncios, super organizada e leve. Em breve farei um post detalhado de apresentação do servidor para vocês!

Ainda está em construção, mas você já pode entrar lá!
O link é: https://discord.gg/uwUUR6KD (expira em 09/05/2021)

Observação: eu tenho pouquíssima experiência com essa plataforma! Nunca criei um servidor antes, estou tentando organizar esse para nós e pretendo agregar mais pessoas para administrar o servidor comigo. Se você quiser fazer parte do time de adm, me manda mensagem aqui!

Além disso tudo, já é uma vontade antiga minha trazer outros temas para o canal e pro blog, como autocuidado, veganismo, minimalismo, lixo zero etc – e tudo isso, claro, sempre ligado à temática ambiental e subversivo à lógica consumista, como vocês já estão acostumades 😉 Mas fiquem tranquiles que eu não vou deixar de falar de cabelo, Water Only e tudo mais porque ainda tenho muuuita coisa legal pra dividir com vocês sobre esse universo!

Resumo:

mais blog, mais youtube, mais discord, mais telegram
menos instagram
mais profundidade, mais ritmo real
menos superficialidade, menos conteúdos descartáveis

Espero muuuito que essa nova fase seja incrível para nós e que possamos continuar crescendo juntes!

Conto com a compreensão de vocês com esse novo ritmo <3

Com muito amor,

Giovanna Oaken

Comente sobre esse post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: