Manual dos Cachos: Umectação Quente

Aproveitando esse final de inverno (que aqui no Rio de Janeiro durou propriamente 1 semana) em que o tempo ainda não está um calorão insuportável, resolvi falar pra vocês das umectações com óleo morno/quente.

Por que fazer umectação com óleo quente?

São seus cachos secos e sem brilho? Você está com fios quebradiços e quer evitar pontas duplas? Então vá com tudo! Os tratamentos utilizando óleos quentes ajudam a melhorar a saúde dos fios ao dar mais maciez, o que acarretará na redução das “dificuldades” na hora de cuidar e manter os cachos. Se você formar o hábito de usar este tipo de tratamento, ajudará muito a saúde do couro cabeludo, e no crescimento dos fios.

Que óleo usar?

Se o seu objetivo é manter o cabelo hidratado, azeite de oliva e óleo de argan são ótimas opções. Para fortalecer os fios, use óleo de côco. Dependendo do seu gosto e tipo de cabelo, você pode optar por óleos mais leves – ideais para quem possui fios de baixa porosidade, e que não reduzirão volume – ou óleos mais grossos e pesados para o efeito contrário. Lembrando que o óleo deve ser sempre extravirgem e 100% puro!

Como aquecer o óleo?

Você pode fazer isso de diversas maneiras, mas a mais prática sem dúvida é aquecer seu óleo no microondas. Tudo que você precisa fazer é colocar a quantidade desejada em um recipiente que possa ir ao microondas e aquecer por 30 segundos. Se não achar que ficou quente o suficiente, faça intervalos de 10 segundos e vá checando até ficar numa temperatura que você aguente manusear. Lembrando que o seu couro cabeludo é mais sensível que os seus dedos, então teste a temperatura aplicando uma pequena quantidade nos dedos e depois no couro cabeludo.

Outra opção: em uma panela, ferva um pouco de água, desligue o fogo e coloque o recipiente com o óleo dentro (cuidado, obviamente, para a água da panela não vazar para dentro deste recipiente). Não deve demorar muito para o óleo aquecer.

Aplicação

Para mim, o jeito mais fácil – e que faz bem menos sujeira –  é colocar o óleo já morno em um recipiente com um bico de aplicação (tipo embalagem de ketchup mesmo). Assim você aplicará o óleo diretamente na raiz, sem muitos problemas. Pegar com os dedos direto de um pote não é muito eficiente pois o óleo escorre, respinga em tudo que é canto e você acaba perdendo uma boa parte dele.

Você pode ou não aplicar o óleo no comprimento do cabelo, assim como também é opcional aplicar na raiz. O importante é que, se você aplicar no couro cabeludo, para que o óleo de fato trate, é preciso massagear bem para estimular a circulação e, consequentemente, a absorção dos nutrientes.

Deixe agindo por pelo menos 40min. Se quiser, pode até deixar durante a noite, e lavar quando acordar. Só não esqueça de cobrir o cabelo com uma touca! Sempre faça esse tratamento antes de lavar (seja com xampu ou fazendo co-wash)! Seu cabelo estará protegido da ação nociva dos detergentes 😉 A regularidade com a qual você vai fazer esse tratamento fica a seu critério!

Eu sempre fico boba com o quão macio meu cabelo fica depois de fazer umectação com óleo quente. É surpreendente, mesmo! Vale a pena. Conta pra mim o que você acha!

5 Comentários


  1. PARABENS,MAIS AINDA TENHO RECEIO DE USAR ELE QUENTE,USO ELE NA TEMPERATURA AMBIENTE E ADORO ! 2017

    Responder

  2. Adorei a dica!!!! Sou amiga da sua mãe e sua fã.. Parabéns pelo trabalho!!! Comecei a seguir o low poo por sua causa e por sua mãe que falou pra eu entrar no seu blog… Kkkkkkkkk.. Adoro sua dicas…

    Responder

Comente sobre esse post!