Manual dos Cachos: Bicarbonato de Sódio

Inúmeras cacheadas por aí nas interwebs falam sobre o uso do bicarbonato de sódio como um ótimo agente limpante mais natural, barato, eficiente. E nós, claro, sempre queremos aquela receita natureba milagrosa pra chamar de nossa, e testamos de cara, sem ao menos entendermos o que é que estamos fazendo quimicamente falando. O Bicarbonato de sódio é, na verdade, uma substância química sim, e se queremos compreender seus efeitos sobre o nosso cabelo, precisamos entender o seu pH.

A questão é o pH

Já falei um pouco sobre o funcionamento do nosso cabelo em relação ao pH nesse post aqui sobre vinagre de maçã, mas explicarei novamente. Lembrando das aulas de química do ensino médio, o pH varia de 0 (+ácido) a 14 (+básico/alcalino). O pH neutro é 7.0, que é o pH da água destilada.

Um exemplo comum de um ácido é suco de limão, com um pH de 2 ou 3. O hidróxido de sódio, o produto químico usado em relaxamentos para o cabelo, é extremamente alcalino, tem um pH de 14 (!!!!). (tem gente que prega até que o BDS pode ser usado para alisamento caseiro…)

O nosso cabelo, quando molhado, tem um pH de cerca de 4,5 – 5,5, ou seja, o cabelo humano é ligeiramente ácido ao natural. Portanto, temos que ficar ligadxs no equilíbrio dessa conta aí! Para o nosso cabelo para ficar mais natural e saudável, o pH deve permanecer o mesmo. Mesmo a água que usamos no chuveiro pode elevar o pH do nosso cabelo! É por isso que diversos produtos de cabelo de uso diário em geral têm um pH balanceado, o que é uma válida preocupação da indústria.

O bicarbonato de sódio tem um pH de 9,0 , minha gente! O fato de que algo é ácido ou alcalino é mais do que apenas um capricho – realmente afeta nossos fios.

Imagine cada fio de cabelo como um tubo de camadas. A camada mais externa é chamada cutícula. Produtos ácidos tendem a fechar as camadas da cutícula, enquanto uma base irá levantá-las. Quando a cutícula é levantada, a humidade é capaz de penetrar no fio, mas também de sair. Se algo não for feito para fechar a cutícula, toda a hidratação que foi aplicada é perdida. Até a temperatura afeta o nosso cabelo! Por exemplo, a água quente levanta a cutícula, enquanto choques de água fria fecha. É por isso que recomenda-se enxaguar antes do xampu com água morna, e retirar o condicionador depois com água fria.

Voltando: alcalinos abrem a cutícula, enquanto ácidos fecham. Misturas com BDS podem fazer com que seu cabelo absorva umidade demais ao condicionar/hidratar (sim, isso pode ser um problema!). Sem usar nada para baixar o pH do nosso cabelo para que ele volte ao normal de 4,5- 5,5 e fechar essas camadas, a hidratação não será retida, e terá sido tudo em vão. Como resultado, essas camadas permanecerão elevadas e irregulares, fazendo com que o cabelo fique áspero, opaco e meio incontrolável mesmo.

Se você já tentou as misturas de bicarbonato de sódio, você deve ter notado a aspereza que fica depois de usá-la (lembra até xampus com sulfato! ughh!). Na real, o bicarbonato de sódio é bastante abrasivo. Ele pode ser usado até para remover gorduras pesadas das panelas, né… Agora me diz: utilizando-o regulamente, nós, cacheadas, não teremos nossos fios mais ressecados? Justamente nós que temos uma estrutura capilar que não facilita a circulação dos óleos naturais nossos?

Explicando melhor o problema: o formato e estrutura do nosso fio não são iguais às de um fio de cabelo liso, em diversos aspectos. Ele tem mais dificuldade em manter as cutículas fechadas, o que faz com que percamos muito mais facilmente umidade e, consequentemente, precisamos de mais rituais de hidratação. Cutículas fechadas previnem a perda da hidratação, quebra e frizz. Então o ideal é manter sempre o pH do nosso cabelo balanceado.

Por outro lado, uma blogueira-cientista fez um estudo sobre o real poder de limpeza do bicarbonato de sódio, e o resultado foi péssimo. (clique nas imagens caso queira ler o estudo completo – em inglês)

Cabelo oleoso, sujo
Depois de “limpo” com bicarbonato de sódio – continua oleoso, com aparência de fragilizado.

Ela concluiu que o bicarbonato não limpa. O que eu conclui a partir do que ela descreveu é que o BDS apenas abre as cutículas. Pode até dissolver a gordura/oleosidade, mas ela não sai totalmente sem antes agredir as cutículas dos fios, que foram levantadas absurdamente dado seu alto pH. Não vale a pena investir nisso, na minha humilde opinião.

E a famosa mistura natureba de Bicarbonado de Sódio + Vinagre de Maçã?

Tem gente por aí também pregando essa dupla mágica que promete limpar bem o cabelo sem agredir, pois é mais natural Só que misturar as duas coisas a fim de limpar o cabelo não vai rolar, amigx. E é bem simples: voltando novamente às aulas de química, sabemos que, uma vez que o vinagre é um ácido e o BDS é uma base, eles formam uma reação ácido-base. A cerca dos resultados desse tipo de reação, os cientistas possuem diversas teorias, mas em geral quando se mistura ácido com base, eles se neutralizam e formam água e um pouco de sal. Logo, você estará jogando água na real, e não uma mistura limpante bacana. (leia mais sobre isso aqui – em inglês)

Mas não devo usar nunca?

Há poucos dias atrás postei sobre eu ter usado o BDS, mas não foi com a intenção de limpeza. Fiz primeiro um co-wash normalmente, depois, sem enxaguar totalmente o condicionador, apliquei uma mistura do bicarbonato de sódio dissolvido em água por todo o cabelo. Depois enxaguei com água morna (nada de ficar querendo desembaraçar o cabelo nessa hora! Com as cutículas levantadas, o risco de quebra é ainda maior se você manuseia erradamente/agressivamente. Melhor não.) e hidratei. Depois retirei a máscara hidratante com água fria e selei as cutículas com meu ácido mais amado para tal fim, o vinagre de maçã (saiba como usá-lo corretamente aqui).

O uso do BDS nessa rotina serviu meramente para ajudar a hidratação a penetrar bem nos fios, e mesmo assim não é algo que deve ser feito sempre. No máximo, 1x no mês. Sou medrosa com essas coisas! Vai que dá ruim? Vai que o cabelo fica fragilizado demais e quebra todo? De qualquer maneira, a proporção que eu usei para a receita com o intuito de ajudar a hidratação foi:

  • 300ml de água (Pode até ser mais água que isso…hihihi)
  • 1 col. sopa de bicarbonato de sódio

Tem que selar as cutículas MUITO bem depois disso! Se não vc corre o risco de deixar as cutículas abertas e mandar a hidratação toda embora…!

Bom, isso era tudo que eu tinha pra falar sobre o assunto! Se cuidem, e espero ter ajudado! 

 

Fontes de pesquisa: + + + 

 

Comente sobre esse post!