Manual dos Cachos: Lavando os Cabelos com Chá Verde

capaaaaaaa 2

Há tempos eu venho querendo testar chás para lavar o cabelo, vulgarmente chamados de xampus caseiros naturais. E hoje vou contar pra vocês a minha experiência com o uso do chá verde! Aplicando diretamente no couro cabeludo ou mesmo bebendo, o chá verde ajudará no crescimento e fortalecimento dos cabelos. É o que a gente mais quer, né? Só indico que você antes de tudo entenda como é a lógica por trás do WATER ONLY, técnica essa que utiliza água/chás para higienização capilar. Leia tudoooo sobre essa técnica clicando na foto dessa moça simpática aqui embaixo:

Manual dos Cachos: Water Only (Lavar só com Água)

 

Benefícios do Chá Verde (Camellia Ainensis)

  • Rico em Vitamina E – tem ação anti-inflamatória, ajuda a combater problemas no couro cabeludo que podem estar enfraquecendo seus fios (caspa, descamações, oleosidade excessiva, irritação, coceira, psoríase)
  • Rico em Vitamina B (panthenol) – componente muito encontrado em produtos de cabelos, ajuda a dar brilho, combater e previnir pontas danificadas, dá maciez e fortalece o bulbo capilar.
  • Rico em EGCG (epigalocatequina galato) – antioxidante poderoso que estimula o crescimento capilar, pois inibe a produção do Fator de Necrose Tumoral (TNF), uma molécula que está ligada a câncer, artrite e perda de cabelo segundo estudos. Além disso, foi observado alongamento dos folículos capilares nos grupos tratados com EGCG, ou seja, faz o fio se “enraizar” mais e ficar mais preso ao couro cabeludo.
  • Rico em 5-alpha-reductase inibe o hormônio DHT (Dihydrotestosterona), característico pela perda de cabelo em homens e mulheres
  • Cafeína – estimulante, também há estudos ligando a aceleração do crescimento capilar com o uso essa substância aplicada diretamente sobre o couro cabeludo
  • Não é um produto cheio de conservantes, corantes e demais substâncias químicas e tóxicas \o/

Como Lavar o Cabelo Com Chá Verde

  1. Peparação do chá, bem concentrado! – Fervi 350ml de água, apaguei o fogo e adicionei 1 colher de sopa rasa do chá (você pode usar sachês ou as folhas mesmo, como eu fiz). Tampei, esperei alguns minutos, coei e deixei esfriando.
  2. Coloquei na geladeira até a hora de usar, mas pode ser usado morno também – acredito até que ajude a limpar melhor, pois as cutículas dos fios estarão mais levantadinhas.
  3.  Transferi o chá para um recipiente para facilitar a aplicação. (Re)utilizei uma embalagem de um creme antigo, que limpei bem antes. Não faça que nem eu, que sujou tudo – use um funil! heheh
  4. Umedeci bem o cabelo com água morna e desembaracei.
  5. Dividi o cabelo em mechas e fui aplicando o chá na raiz, garantindo que todo o couro cabeludo ficasse coberto de chá.
  6. Massageei muito!
  7. Apliquei o chá no comprimento do cabelo e esperei uns dois minutinhos, o cabelo todo coberto em chá :}
  8. Enxaguei novamente, com água fria
  9. Condicionei e finalizei como de costume.(veja a rotina completa aqui)

Minha Opinião

Não sei explicar, mas achei que meu couro cabeludo ficou tão macio, tão hidratado! Ao mesmo tempo que relaxou, deu uma refrescada tão boa! A natureza é linda demais ;] O cabelo também, nossa, está absurdamente macio e com um brilho ótimo! O cheiro do chá é delicioso também, dá vontade de beber na hora rs (pena que não fica no cabelo depois…)

Não sei quanto tempo o chá dura na geladeira, acho que por até 3 dias estará ok. Dessa receita só precisei usar metade para lavar essa minha juba imensa e volumosa, então se você possui pouco cabelo ou ele é curto, reduza a receita para não desperdiçar!

 


LEIA TAMBÉM:

Manual dos Cachos: Chás e suas funcionalidades

Fontes: @ @

17 Comentários



  1. Olá, posso lavar com outro chá? Por exemplo, chá de camomila?

    Responder







  2. Giovanna, faço o lowpoo é indicado para essa rotina também?

    Responder

    1. Olá! É sim! Mas lembre que o chá verde não irá remover os silicones insolúveis do seu cabelo.
      Acho que o melhor é você intercalar as lavagens entre xampu sem sulfato e chá 😉
      Bjs

      Responder

  3. Nossa adorei, vou testar..
    Comprei chá verde meio que por engano, agora ja sei o que fazer com ele *-*

    Responder

    1. Poxa, que pena que não conseguiu beber! Faz muito bem pra saúde! Depois me conta se gostou de usá-lo para lavar o cabelo! Bjsss

      Responder

Comente sobre esse post!