Cachos da Gi

Manual dos Cachos: Lavando os Cabelos com Chá Verde

capaaaaaaa 2

Há tempos eu venho querendo testar chás para lavar o cabelo, vulgarmente chamados de xampus caseiros naturais. E hoje vou contar pra vocês a minha experiência com o uso do chá verde! Aplicando diretamente no couro cabeludo ou mesmo bebendo, o chá verde ajudará no crescimento e fortalecimento dos cabelos. É o que a gente mais quer, né? Só indico que você antes de tudo entenda como é a lógica por trás do WATER ONLY, técnica essa que utiliza água/chás para higienização capilar. Leia tudoooo sobre essa técnica clicando na foto dessa moça simpática aqui embaixo:

Manual dos Cachos: Water Only (Lavar só com Água)

 




Benefícios do Chá Verde (Camellia Ainensis)

  • Rico em Vitamina E – tem ação anti-inflamatória, ajuda a combater problemas no couro cabeludo que podem estar enfraquecendo seus fios (caspa, descamações, oleosidade excessiva, irritação, coceira, psoríase)
  • Rico em Vitamina B (panthenol) – componente muito encontrado em produtos de cabelos, ajuda a dar brilho, combater e previnir pontas danificadas, dá maciez e fortalece o bulbo capilar.
  • Rico em EGCG (epigalocatequina galato) – antioxidante poderoso que estimula o crescimento capilar, pois inibe a produção do Fator de Necrose Tumoral (TNF), uma molécula que está ligada a câncer, artrite e perda de cabelo segundo estudos. Além disso, foi observado alongamento dos folículos capilares nos grupos tratados com EGCG, ou seja, faz o fio se “enraizar” mais e ficar mais preso ao couro cabeludo.
  • Rico em 5-alpha-reductase inibe o hormônio DHT (Dihydrotestosterona), característico pela perda de cabelo em homens e mulheres
  • Cafeína – estimulante, também há estudos ligando a aceleração do crescimento capilar com o uso essa substância aplicada diretamente sobre o couro cabeludo
  • Não é um produto cheio de conservantes, corantes e demais substâncias químicas e tóxicas \o/

Como Lavar o Cabelo Com Chá Verde

  1. Peparação do chá, bem concentrado! – Fervi 350ml de água, apaguei o fogo e adicionei 1 colher de sopa rasa do chá (você pode usar sachês ou as folhas mesmo, como eu fiz). Tampei, esperei alguns minutos, coei e deixei esfriando.
  2. Coloquei na geladeira até a hora de usar, mas pode ser usado morno também – acredito até que ajude a limpar melhor, pois as cutículas dos fios estarão mais levantadinhas.
  3.  Transferi o chá para um recipiente para facilitar a aplicação. (Re)utilizei uma embalagem de um creme antigo, que limpei bem antes. Não faça que nem eu, que sujou tudo – use um funil! heheh
  4. Umedeci bem o cabelo com água morna e desembaracei.
  5. Dividi o cabelo em mechas e fui aplicando o chá na raiz, garantindo que todo o couro cabeludo ficasse coberto de chá.
  6. Massageei muito!
  7. Apliquei o chá no comprimento do cabelo e esperei uns dois minutinhos, o cabelo todo coberto em chá :}
  8. Enxaguei novamente, com água fria
  9. Condicionei e finalizei como de costume.(veja a rotina completa aqui)




Minha Opinião

Não sei explicar, mas achei que meu couro cabeludo ficou tão macio, tão hidratado! Ao mesmo tempo que relaxou, deu uma refrescada tão boa! A natureza é linda demais ;] O cabelo também, nossa, está absurdamente macio e com um brilho ótimo! O cheiro do chá é delicioso também, dá vontade de beber na hora rs (pena que não fica no cabelo depois…)

Não sei quanto tempo o chá dura na geladeira, acho que por até 3 dias estará ok. Dessa receita só precisei usar metade para lavar essa minha juba imensa e volumosa, então se você possui pouco cabelo ou ele é curto, reduza a receita para não desperdiçar!

 


LEIA TAMBÉM:

Manual dos Cachos: Chás e suas funcionalidades

Fontes: @ @

14 comentários em “Manual dos Cachos: Lavando os Cabelos com Chá Verde”

  1. Xará estou usando chá de hortelã e de hibisco mas em uma umectação com óleo de coco, os chás não removeram esse óleo. Fiquei desesperada, como faço umectação seguindo o Water Only de chá? Para remover, usei um condicionador liberado.

    1. Oi xará!!
      Realmente é péssimo fazer umectação seguindo WO kkkk
      O melhor chá pra isso é o de casca de juá! Eu só encontrei uma vez na vida pra comprar, quando fui a BH. No Rio nunca vi :[
      Eu não sinto necessidade de fazer umectação no meu cabelo, então só sei mesmo do UCPE pra tirar. Argila não dá conta também.
      Como eu tenho sempre cremes que são liberados pra no poo e não tem silicones, faço UCPE com eles.

      Bjks!

  2. Olá, tudo bem?
    Tenho cabelo 2A, de alta porosidade. Iniciei o no poo e estava tratando, vendo melhoras, até que decidi lavar com o chá verde. Passei ele morno da raiz até as pontas, após o cowash e deixei no cabelo. Imediatamente, os fios ressecaram MUITO. Não conseguia desembaraçar mais o cabelo, mesmo com creme de pentear, e nunca antes havia tido esse problema. Três lavagens depois, meu cabelo continua embolando muito, estou sentindo os fios com um toque estranho após o enxague, mesmo após o condicionador. O que pode ter causado esse efeito? Existe algo que possa melhorar o aspecto? Continuo utilizando as técnicas do no poo.
    Muito obrigada e parabéns pelo blog!

    1. Oi Kyane, tudo bem sim e você?
      Não sei o efeito do chá verde quando deixado no cabelo. Tem certeza que não estava muito quente? Pode ter levantado as cutículas um pouco mais e, somado ao fato do seu fio ser de alta porosidade, gerou esse aspecto de ressecamento.
      Existem outros chás que são mais “selantes” que o verde. Experimente usar ele para lavar em si, sem fazer co-wash.
      Bjsss

    1. Olá! É sim! Mas lembre que o chá verde não irá remover os silicones insolúveis do seu cabelo.
      Acho que o melhor é você intercalar as lavagens entre xampu sem sulfato e chá 😉
      Bjs

Comente sobre esse post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: