Cachos da Gi

Lavei com xampu e perdi minha cobertura de oleosidade natural. O que fazer? | Water Only, Chá Poo

Nessa última semana acabei precisando lavar meu cabelo com xampu duas vezes – coisa que não acontece quase nunca, dado que 1) estou em quarentena, ficando em casa direto e não preciso lavar com xampu pra tirar o corona (só quando saio de casa) 2) em geral só lavo com água ou chá mesmo (sigo a rotina Water Only, caso você não saiba!)

Com essa técnica, ao longo do tempo vamos conseguindo fazer com que a nossa oleosidade natural (sebo) cubra toda a extensão dos nossos fios! Ela tem todas as substâncias necessárias para que nosso fio fique protegido e saudável – afinal, é pra isso que ela serve! A natureza não criou ela a toa, e tirar ela frequentemente com xampu é uma insanidade, no meu ponto de vista. Mas claro, diante de uma crise sanitária e política precisamos fazer de tudo para nos proteger, por isso lavar o cabelo com xampu ao chegar em casa da rua é fundamental!

Além de eu ter saído de casa e lavado com xampu, também retoquei a raiz do meu cabelo e lavei em seguida também, pra evitar qualquer resíduo da tintura no meu couro cabeludo! Isso tudo em um espaço de 2 dias, o que fez com que toda a minha cobertura de sebo fosse embora, não deu tempo dela se regenerar. Vale ressaltar que sem ela meu cabelo estaria ainda mais detonado, pois ela protege meus fios inclusive da agressividade do xampu e da tintura <3

Como saber que a cobertura está presente?

Se seu cabelo já está estabilizado e encontrou o equilíbrio de produção sebácea na rotina Water Only / Chá Poo, seu cabelo estará com uma fina e leve camada de oleosidade sobre os fios, especialmente próximo à raiz. O cabelo fica brilhoso e macio naturalmente, não fica estático ou muito arrepiado.

Precisei lavar com xampu e perdi a cobertura. O que fazer?

Eu tenho algumas estratégias pra fazer a minha oleosidade natural voltar a ocupar a extensão dos meus fios! Vale dizer que são coisas que servem para mim, e que podem funcionar em conjunto – ou seja, uma estratégia complementa a outra:

  • Lave menos – Em geral eu lavo meu cabelo 2x por semana. Lavando com menos frequência a oleosidade tende a acumular um pouco mais. Mas o próximo passo é mt importante
  • Cuide do seu couro cabeludo com tônicos – eu gosto muito de utilizar chás com óleo essencial direto no couro cabeludo. Sem enxágue mesmo! Aplico direto no couro cabeludo e massageio bastante pra ativar a circulação. Uma mistura ótima é chá verde com OE de alecrim! Aplique-o em temperatura morna, assim você ajudará a amolecer um pouco o sebo e ele ficará mais fácil de escorrer pro comprimento.
  • Use as unhas – mas calma, não estou falando pra usar as pontas! Com os dedos dobrados, use a parte lisa das unhas para esfregar o couro cabeludo! Sem coçar – isso pode danificar a pele do couro cabeludo e não nos ajuda em nada. Usando a parte lisa da unha ajudamos a soltar a oleosidade e assim soltá-la mais facilmente, tornando-a disponivel para descer pro comprimento
  • Puxe a oleosidade pra baixo – depois de amolecer com o chá e estimulá-la com a unha, hora de puxá-la pro comprimento. Vá trabalhando mecha a mecha com carinho e muita gentileza! Você pode usar um pente de dentes finos ou uma escova tipo tangle teezer.
  • Faça tranças – eu acho que isso pode ser só impressão minha, mas quando deixo o cabelo em tranças sinto que a oleosidade natural desce mais facilmente! Não sei se é porque meus fios ficam mais alinhados… quando estão cacheados e soltos eles tendem a ficar mais retidos nos primeiros cm do cabelo, talvez?
  • Faça umectações! Não é porque seu sebo não desceu que você vai deixar os fios expostos e desprotegidos né? Então escolha um óleo 100% vegetal bem bacana (ou uma mistura deles) e capricha na umectação! E não precisa tirar – deixa por uns 2 dias que você vai ver que seu cabelo absorve tudo! Tenho vídeo falando sobre isso.

Já passaram por essa situação? Como vocês lidam com isso? Conta pra mim nos comentários!

4 comentários em “Lavei com xampu e perdi minha cobertura de oleosidade natural. O que fazer? | Water Only, Chá Poo”

  1. Oi, Gi! Boa noite! Obrigada pelo conteúdo! Tenho uma dúvida: toda sexta preciso sair por ter atendimento, com essa pandemia, você recomenda lavar o cabelo só nesse dia e com xampu com sulfato?

  2. Bianca Lauria Vieira Da Silva

    Eu também retoco a raiz do meu cabelo, e lavo com xampu no po, tambem, contudo, se eu usar oleo vegetal na finalizacao do meu cabelo cacheado 3b, isso vai impedir a oleosidade natural de descer?

Comente sobre esse post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: