Como Fazer e Usar Gel de Aveia no Cabelo – Manual dos Cachos

capa

Finalmente testei o famoso Gel de Aveia no cabelo! E devo confessar que… estou apaixonada! Talvez eu esteja curtindo mais que o gel de linhaça, talvez… Vou contar tudo pra vocês – como preparar, como potencializar e como usar! Ele nada mais é do que um alternativa natural, caseira e vegana de finalizador/creme de pentar/leave-in para os cabelos, além de ser super baratinha e gerar um mínimo de resíduo.

Você vai precisar de:

  • Aveia (preferencialmente em flocos finos) – 2 colheres de sopa
  • Água – meio copo americano
  • Recipiente para armazenar o gel depois de pronto – que tal reutilizar uma embalagem de creme de pentear antiga? O planeta agradece!
  • Coador – de pano ou de plástico (que possa ser usado pra coar coisas quentes!)

Como preparar:

Gel de Aveia - Como preparar e usar - Cabelo Cacheado

  1. Coloque a aveia e a água em uma panela e leve ao fogo médio até que ferva, mexendo pra não grudar.
    Gel de Aveia - Como preparar e usar - Cabelo Cacheado
  2. Quando começar a ferver, uns 2 ou 3 minutinhos ou até que você sinta que engrossou um pouco. Quanto mais tempo fervendo (e quanto maiores as bolhas que se formarem) mais grosso e consistente será seu gel!
    Gel de Aveia - Como preparar e usar - Cabelo Cacheado
  3. Desligue o fogo e coe, ainda quente. (leia abaixo o que você pode fazer com o resíduo de aveia!)
  4. Espere esfriar e coloque na embalagem que você preferir pra armazenar
  5. Se quiser, adicione os outros ingredientes para potencializar (leia a lista abaixo)

Como potencializar o Gel:

Assim como o gel de linhaça, dizem que quando usado sozinho no cabelo, o gel de aveia dá uma leve ressecada no cabelo. Então por que não misturar outras coisinhas a ele pra evitar que isso aconteça e pra ajudar a segurar mais os cachinhos? Vou dar algumas ideias pra vocês do que pode ser misturado a ele pra que se torne o seu novo queridinho:

  • Óleo/Manteiga Vegetal – de côco, de semente de uva, de argan, de karité, azeite de oliva… o que você preferir, desde que 100% puros! Nada de óleos misturados com outras substâncias, ok? Dependendo o óleo e de quanto o seu cabelo curte a ação dele na finalização, uma colher de chá basta!
  • Babosa – pra dar aquela hidratação e brilho que a gente ama! Uma colher de sopa é uma boa quantidade!
  • Leite de côco – já usei ele na finalização aqui e a-m-e-i! A quantidade você escolhe, mas cuide pra não ficar muito líquido, pois ficará mais difícil de aplicar.
  • Creme de Pentear – é só adicionar um pouco de um creme que você goste, ou mesmo aquele que não tem te dado os resultados esperados, agitar e ser feliz! Recomendo ter pelo menos o dobro de gel pra quantidade de creme, ou seja, 2:1, 3:1 etc! Mas vá experimentando pra achar a sua proporção ideal.

Experimente receitas variadas até que você ache uma perfeita! Eu adoro brincar de inventar essas misturas doidas ehehehe. Eis algumas que eu já testei:

OPÇÃO 01: a essa quantidade de gel, adicionar 1 colher de chá de azeite de oliva e 2 colheres de sopa do seu creme de pentear favorito, (o meu, no caso, é o Finalizador Pós Progressiva da Bioextratus).  Resultados da finalização com essa receita no final do post.

OPÇÃO 02: uma mistura metade gel, metade Kanechom Kids, e aí depois adiciona azeite de oliva (uma colher de chá) e agita bem. Resultado da finalização com essa receita nesse post aqui!

OPÇÃO 03: uma parte de gel de aveia, meia parte de Kanechom Kids e meia parte do Finalizador Pós Progressiva da Bioextratus.

Como Utilizar:

Depois de pronto, agite bem e guarde na geladeira. Quando for usar, é só tirar e ele estará geladinho! Isso ajuda a dar mais brilho ao cabelo, pois baixas temperaturas ajudam a selar as cutículas dos fios, deixando-o com o aspecto mais bonito (:

Faça fitagem ou não, é só usar como você usaria um creme normal, e não economize na quantidade! O gel de aveia também é maravilhosooooo pra revitalizar o cabelo no day after, ele ajuda a dar vida aos cachinhos amassados! Ah, acredito que a validade dele seja de 1 semana na geladeira, como o gel de linhaça.

Como aproveitar o resíduo da Aveia

Depois de coar vai sobrar aveia a beça no coador, né? Nada de jogar fora, não! A parada aqui é eficiente e zero resíduos, ok? Eis algumas ideias!

  • Máscara de esfoliação para a pele – misture um pouco de algum óleo vegetal da sua preferência, ou até mesmo abacate, pepino, o que gostar, e aplique sobre a pele limpa em movimentos circulares! Deixe agindo por 5 minutinhos e retire com água fria para fechar os poros.
  • Vitamina – existe algo mais delicioso que vitamina de aveia? Bata com banana e um pouco de água ou leite (vegetal, de preferência <3)! Maçã também fica uma delícia!
  • Biscoito! – eu sei que a quantidade é pouca, mas fica a dica! Misture a um pouco de banana amassada, cacau em pó, açúcar e canela se quiser. Leve ao forno até que esteja durinho, e cuidado para não queimar! Adicionar gotas de chocolate ou passas fica incrível também. Essa receita é mais pra quando se faz leite de aveia, mas tudo bem hehehe.
  • Mistureba de chocolate – eu não sei o nome dessa receita, sei que eu faço às vezes e gosto hihihihi. Coloco cacau em pó e açúcar, achocolatado ou mesmo chocolate em barra junto com a aveia em uma caneca e levo ao microondas por 2 minutos. Se quiser adicionar um creme vegetal, leite (também vegetal de preferência!) ou óleo de côco pra ficar mais cremoso, fique à vontade! Eu gosto de misturar tudo só depois de tirar do microondas, fica mais fácil. Fica um docinho rápido e dá a lembrança de brigadeiro fit ;P
  • VegBurguer – dá pra aproveitar esse resíduo e adicionar à sua receita de hamburguer vegano! O meu favorito é o vegburguer de feijão, que sempre dá certo e fica delicioso! Misture feijão cozido amassado, farinha (gosto da de arroz!), a aveia, um tiquinho de azeite, shoyu e/ou molho de tomate, sal e temperos a gosto (amo salsa, cebolinha, cominho, orégano…). A aveia ajuda a dar mais liga! Se quiser ainda mais delicioso, adicione quinoa, beterraba, cenoura…! Eu bato tudo num processador, vou botando tudo até achar que ficou bem grossinho e consistente (do tipo que não cai da colher, sabe?) , depois é só moldar e fritar ou assar. Dá pra congelar pra comer depois também!

 

Resultado

Muito amor, gente, sério. O cabelo está leve, hidratado, definido e macio! Frizz? Nada mais que o normal! Olhem só esse day after da finalização apenas com essa receita que eu fiz (azeite + creme)

6 Comentários

Comente sobre esse post!