VÍDEO: A Finalização Perfeita Para Cabelo Cacheado – Fitagem, Volume, Definição e Brilho

capa finalização

Depois de muito tempo devendo, eis o vídeo completinho de como eu finalizo minha juba! Essa rotina deixa meu cabelo com muito brilho, leve, hidratado, e o melhor de tudo: unindo volume e definição e sem ter aquela repartição marcada! Essas técnicas valem para quem possui cachos tipo 3A, 3B e 3C! Sério, não consigo finalização mais perfeita que essa! Receita do sucesso é aqui, minha gente <3

Tudo que você precisa é:

  • Espantar a preguiça – já devo ter falado isso aqui algumas vezes, mas esses minutos que eu gasto fazendo a fitagem caprichadinha me garantem um cabelo legal por 3 dias, sem precisar mexer nele (só se eu quiser, é claro, lançar mão do meu amado spray caseiro, e aí consigo até mais day afters!). Hoje em dia faço a fitagem completa em 20-30min, e eu tenho m-u-i-t-o cabelo.
  • Ter paciência – se você não tem o costume de “perder tempo” finalizando o cabelo, saiba que eu não cheguei a esse nível de rapidez de um dia pro outro. No início chegava a levar mais de uma hora, doía o braço, eu me perdia, era uma confusão e muito cansativo. Porém sempre valia a pena, o cabelo ficava show, e eu fui aos poucos me aperfeiçoando e descobrindo as melhores divisões, repartições e sentidos. Descubra o seu cabelo, o caimento dele, e vá testando!
  • Tempo? – mas só no dia que for lavar porque essa finalização vai te render muitos day afters. Então é só doar meia horinha no máximo hoje e só se preocupar com o cabelo de novo só daqui a 3 ou 4 dias. Fala se não é vantagem?
  • Um creme de pentear grossinho/consistente – usei o meu mais novo favorito, o Finalizador Pós Progressiva da Bioextratus, use o que você gostar mais!
  • Um gel – escolhi o gel de linhaça porque é barato, fácil, vegan, inodoro, enfim <3
  • Uma escova ou pente – utilizei essa escova que por si só já faz a fitagem, mas use a que você preferir. Só recomendo que não seja aquelas escovas acolchoadas, não são muito gentis com o cabelo cacheado. Também é bom que os dentes do pente ou escova sejam largos pra não saírem arrebentando seus cabelos!
  • Uma camiseta velha de algodão – para fazer o plopping.
  • Soro fisiológico – opcional! Uso quando chego na hora de finalizar uma parte do cabelo e ele já está mais pra seco. Aí eu prefiro rehidratar com o soro fisiológico no lugar da água.

Untitled-5

Como fazer:

  1. Depois de ter lavado, hidratado e condicionado o cabelo, enrolo o cabelo em uma camiseta de algodão (outra, diferente da que eu uso pro plopping!) e deixo o cabelo enrolado nela por uns 20min, pra tirar o excesso de água. Enquanto isso me visto, como alguma coisa, sei lá (: O cabelo não está seco nem pingando quando eu finalizo, e sim úmido! Mas isso eu descobri que vai funcionar de acordo com o creme! Uns dão resultados melhores quando aplicados no cabelo úmido, outros no cabelo ensopado! Teste sempre pra ver o que for melhor, beleza?
  2. Divido o cabelo em 3 partes principais: topo (coroa) e laterais. Prendo a do topo e jogo as das laterais uma pra cada lado.
  3. Desembaraço cada uma delas.
  4. Começo aplicando o creme por cada uma delas, dando atenção redobrada pras pontas! Passo os dedos por entre os fios pra espalhar beeeem o produto. DICA: Tento não passar muito na raiz pra não rolar acúmulo de produto e também pra que ela fique mais soltinha e com volume.
  5. Aplico gel por cima, caprichando nas pontas novamente e espalhando bem.
  6. Começo a dividir as mechas laterais no sentido vertical, e penteio os fios com a escova pra fora, ou seja, perpendicularmente à cabeça (alô alô quem é de exatas e não consegue não falar essas coisas!). DICA: Isso vai dar mais volume!
  7. Para cada mecha vertical dessas eu vou dividindo em pequenas fitas, mechas mais finas, onde cada uma formará um cacho! A isso damos o nome de FITAGEM! Se necessário, aplico mais um ‘cadinho de gel.
  8. Quando chego nas mechas da frente, próximas ao rosto, faço DEDOLISS, que é essa coisinha de enrolar a fita pra modelar um pouco mais o cacho. Não é sempre que eu faço, pois às vezes não tenho tempo ou paciência ou necessidade (DICA: o dedoliss ajuda o cacho a durar mais dias!)
  9. Na mecha do topo da cabeça: meeeesmo esquema, só que penteio tudo pra frente (ou pra trás! Tanto faz, mas eu gosto mais de fazer pra frente rs) e faço o mesmo processo, só que dividindo as mechas horizontalmente, paralelas à linha da testa.
  10. DICA: Se quando chegar no topo você achar que ela está seca demais, você pode usar água ou soro fisiológico pra rehidratar! O mesmo vale se você acabar esperando tempo demais entre o banho e a finalização e o cabelo secar demais.
  11. Ao desembaraçar e separar as fitas, você pode tanto fazer isso pra cima (perpendicularmente rs) ou pra frente, você que sabe. Esses modos dão mais volume!
  12. Depois de feita a fitagem dos dois lados e no topo, jogo tudo pra frente e dou uma soltada na raiz. Basta enfiar os dedos rente ao couro cabeludo e dar uma agitadinha! DICA: Isso ajuda a não deixar a marca da divisão ou repartido.
  13. Faço o Plopping com a camiseta de algodão! Espero 40min (pode deixar 15min que já é um bom tempo!). VEJA AQUI O PASSO-A-PASSO DO PLOPPING!
  14. Retiro a camiseta com cuidado e NÃO ENCOSTO NO CABELO ATÉ QUE ELE ESTEJA 90% SECO! OUVIU? NÃO ENCOSTA! Nada de ficar amassando loucamente o cabelo! Isso gera atrito entre os fios e acaba zoando a sua fitagem, além de desfazer o trabalho do gel! Vai ficar com o pescocinho meio duro, meio robô, na primeira hora? Talvez! Mas escuta o que eu tô falando e tira essa mão de perto do cabelo! Combinado?
  15. Quando ele tiver quaaaaaase seco, de verdade, pode começar a amassar o cabelo pra quebrar o durinho do creme, caso tenha se criado (não é todo creme que faz isso). DICA: É legal fazer isso com algum produtinho nas mãos! Pode ser algum óleo vegetal levinho, ou Yamasterol, ou o próprio gel! Assim você reduz o frizz pois não rola tanto atrito entre seus dedos e o cabelo. Pode amassar também com a querida camiseta de algodão!
  16. Agora é só curtir o cabelão por vários dias! Uhul!
  17. DICA: Para volumão extra, é só agitar a raiz com os dedos como eu já ensinei nesse vídeo!

 

Ufa!

 

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida é só comentar aqui ou lá no canal que eu respondo! Beijocas!

16 Comentários


  1. Parabens pelo blog, amei suas dicas. Ha algum tempo venho cogitando a idéia de abadonar os industrializados mas sempre tive a preocupaçao com os cremes de pentear. Aqui achei muita coisa valiosa. Muito obrigada por compartilgar.

    P.s. Seu cabelo praticamente dobrou de tamanho em um ano. Rsrsrsrs

    Responder

    1. Que legal, Glauciane, reduzir o consumo é fundamental e o planeta agradece! Fico muito feliz em ter ajudado!
      E nem tinha reparado nisso do crescimento hehehehe que bom! No Poo é amor, é saúde! Mil beijos!

      Responder

Comente sobre esse post!