Cachos da Gi

Manual dos Cachos: Finalização apenas com Óleo

Descobri o truque, galera! Eu tô tão feliz! Venho falando disso no meu instagram @gi.oaken já há um tempo mas resolvi concentrar todos os bizus aqui pra vocês! Não compro mais creme de pentear, gente, vocês tem noção disso?! Eu mesma estou chocada!

Eis que em todo esse tempo de adepta do No Poo (4 anos) e de Water Only (mais de 1 ano) eu não conseguia de jeito nenhum sair por aí apenas tendo passado óleo vegetal no cabelo pra finalizar. Sempre recorria à um creme de pentear liberado ou a uma receitinha caseira. Acontece que as coisas por aqui andam muito corridas e eu realmente estou sem tempo algum para preparar coisas muito elaboradas para o cabelo, então tive que encontrar um jeito. E esse é O JEITO! Chega de cabelo pesadão e ensebado, galera! Agora vai!

No próximo post falarei sobre como está a minha rotina de Water Only numa vida mega corrida, mas já adianto que SIM consegui cobrir toda a extensão dos meus fios com a minha própria oleosidade natural (vai lá ler sobre essa técnica se você tá achando isso esquisito por favor!), então pode ser que isso tenha afetado a relação do meu cabelo com a finalização com óleos.


Passo a Passo:

  1. Escolha seu óleo vegetal – eu achava que nunca daria certo pra mim, mas o óleo que eu tenho usado mais é o óleo de côco. Sim, só ele mesmo! Às vezes uso misturado com um pouco de óleo de abacate também, especialmente quando vou pegar muito sol, mas não é sempre. Fique à vontade para escolher o seu favorito, e reforço o mantra de que ele tem que ser 100% puro! Nada de óleos compostos, cheios de parafina e ingredientes de nomes complicados! A composição tem que dizer apenas o nome do óleo em questão! Outra sugestão, opcional: se quiser dar cheirinho ao cabelo recorra a óleos essenciais (pesquise bastanteeee antes de usar! Recomendo os vídeos da Karina Viega!) ou até mesmo essências.
  2. Lave seu cabelo com de costume e hidrate se quiser, só não carrega muito nos óleos no seu tratamento, para não correr o risco de pesar demais depois que finalizar!
  3. Com o cabelo desembaraçado e ainda MUITO MOLHADO (isso é muito importante!! Muito molhado mesmo!!!) aplique uma pequena quantidade do óleo vegetal por todo o cabelo, exceto na raiz! Espalhe bem! A quantidade boa pro meu cabelo é aproximadamente meia colher de sopa, mas faço isso no olho e no sentimento mesmo hahaha.
  4. Retire o excesso de água com uma camiseta velha de malha ou toalha de microfibra.
  5. Se joga na estilização que você mais curte, seja fitagem, plopping, dedoliss, sei lá, o que você mais gosta! Eu faço fitagem e plopping do mesmíssimo jeitinho de sempre…
  6. esperar secar! Fim! Uhul!

Algumas observações:

Durabilidade e Day Afters

Não sei se minha análise está correta, mas sinto que a durabilidade do cabelo com essa finalização, ou seja, a capacidade dele em resistir ao dia como um todo, é menor que com cremes. Como falei, minha rotina está por si só diferente, então obviamente meu cabelo sente isso, pois não estou lhe dando tanta atenção )’: Então teste aí pra ver o que acha, mas já deixo avisado que chegar a 3 day afters está difícil! Quando eu prendo o cabelo, por exemplo, ele amassa com mais facilidade e perde os cachos localmente, me forçando a revitalizar depois. Não sei se isso é efeito da finalização ou da minha baixa frequência de tratamentos (hidratações, etc)… Me digam o que acham disso!

Para recuperar os cachos e ganhar mais dias tenho feito assim: molho de leve as pontas e mechas que estão mais destruídas e desembaraço elas. Depois, com as mãos molhadas, passo um pouquiiinho de óleo de côco, tipo 1 colher de chá bem rasa, para que a água ajude a espalhar melhor o óleo. Parece louco, mas faz total diferença! Dessa forma o cabelo não pesa!

Volume e Definição

Meu cabelo tem ficado com um volume bem legal e super definido também! Mas desapeguei daquela ideia de cachos perfeitos, e estou aceitando e amando volumão com o cabelo mais curto! Quando hidrato, como é sempre o esperado, meu cabelo fica com menos volume e mais definido, claro, mas a finalização em si dá um resultado que tem me agradado bastante.

Maciez e Brilho

GENTE meu cabelo está tão macio e brilhoso! E tão, mas TÃO leve! Os cremes pesam muito! Não tinha me dado conta disso antes! Também não sei se isso é impacto do Water Only ou o que, mas eu estou bem satisfeita com isso!

Economia

Como eu falei no início do post, eu não estou mais com nenhum produto industrializado pra cabelo em casa. Nada, só coisa natureba. Pensem na quantidade de energia, de resíduo e de recurso que eu estou poupando do nosso Planeta! E a economia de dinheiro? E a minha saúde? Só sucesso, gente. Sugiro fortemente que vocês experimentem essa vida de reduzir os cosméticos industrializados porque é muito amor!  #LixoZero


Espero que tenham gostado dessa solução! Me contem lá no instagram o que acharam! Lá é a melhor forma de me acharem, podem perturbar mesmo, eu respondo sempre <3

7 comentários em “Manual dos Cachos: Finalização apenas com Óleo”

  1. Amei a finalização só com oleo, meu cabelo ficou maravilhoso! não consigo ser tão desapegada que nem tu, porque amo maquiagem, não saio sem! não que isso seja obrigatório pra ninguem, mas eu pessoalmente sou viciada! então não tenho como me tornar livre de cosméticos industrializados! mas pelo menos o cabelo aliviou

  2. testando amanhã mesmo… era o post que precisava para ir dormir feliz hoje! Espero que meu cabelo goste desta finalização.
    Engraçado que hoje pensei em fazer uma finalização assim e agora estava procurando alguns tratamentos naturais para testar e achei sua finalização.
    Beijo!!

Comente sobre esse post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: