7 Dicas para Acabar com o Efeito Pirâmide – Manual dos Cachos

efeito piramide

O Efeito Pirâmide é, sem dúvida, uma das maiores reclamações das cacheadas(os) com relação ao seu corte. Como evitá-lo? É só seguir essas dicas que você consegue, man@. <3

Mas antes de tudo, vamos entender como ele surge? Em geral esse efeito se dá porque o cabelo não está cortado em camadas, está todo no mesmo nível. E aí é como se os cachos se empilhassem, uns sobre os outros, formando a pirâmide. Sem um corte em camadas bem feito, o peso do cabelo acaba “colando” ele no couro cabeludo e o comprimento fica sem opção a não ser ir pra fora — boom, pirâmide! O grande problema reside na combinação:

  • Raiz lisa e grudada na cabeça
  • Pontas volumosas

Existem muitas coisas que podem minimizar esse efeito e até mesmo acabar com ele, para que você sinta ainda mais confiança de usar seu cabelo cacheado/crespo natural! Vá testando e descubra qual funciona melhora pra você, tenha paciência e conheça seu cabelo e suas manhas (:

1. Mude de Corte

DSCN9008

A dica mais importante de todas: corte seu cabelo em camadas. Muit@s de nós já passamos maus bocados com cortes em geral, especialmente porque não encontramos um bom profissional que os fizessem de maneira legal (Sim, pleno século XXI e ainda é difícil encontrar cabeleireiros que saibam lidar com cabelos cacheados e crespos, que dirá cortá-los). Isso não significa que você precisa usar seu cabelo em um corte reto pra sempre, não! As camadas, acentuadas ou não, dão mais movimento ao cabelo, além de permitirem que os cachos se encaixem uns nos outros e equilibrem o volume. Já ensinei como eu mesma corto meu cabelo nesse vídeo aqui, dá só uma olhada como é fácil!

2. Clips na Raiz

 Foto: Breanne Prince via Naturally Curly
Foto: Breanne Prince via Naturally Curly

“Clipping” – Utilize clips, grampos ou presilhas pra levantar a raiz enquanto ele seca, pra evitar que ele pese sobre si mesmo. Basta enfiar dois dedos na raiz e prender o clip no vão que você criou, até que você tenha prendido mechas suficientes (6-10 clips são um bom número). A fofa da Mari Morena já ensinou algo parecido nesse vídeo aqui! Tente não encostar no cabelo enquanto ele seca para não desfazer o esquema rs. Eu sei que isso parece fácil, mas nem sempre a gente consegue, eu sei. Com o tempo vira costume e você -tenho certeza- vai aprender a não tocar no cabelo enquanto ele seca! O ruim dessa técnica é que fica um pouco complicado de sair com o cabelo desse jeito na rua, né hihihi. Isso é até bom, porque eu mesma sinto que o cabelo fica muito melhor quando seca em casa do que quando saio com ele molhado!

3. Fitagem

Foto: Rocio Mora via Naturally Curly

Para muitas(os) a fitagem já é uma grande aliada, mas não custa reforçar sua importância no processo de se acabar com a Pirâmide! Pra quem não sabe, a fitagem consiste em, após aplicar o creme de pentear, dividir o cabelo em mechas finas, fitas, que formarão os cachos. Basta separar uma mecha grossa e passar os dedos da raiz às pontas para definir as fitinhas. Fazendo a fitagem você dá fim à divisão que se cria quando simplesmente passamos um pente ou escova no cabelo e penteamos para um lado. O repartido acaba reforçando o efeito da raiz lisa e colada, enquanto a fitagem garante “liberdade” do cacho se formar desde a raiz até as pontas! Eu ensino como eu faço fitagem no meu cabelo aqui, fica a dica!

4. Separe o Cabelo em Mechas

Foto: Naturally Curly

Na finalização, é fundamental que você trabalhe no cabelo por partes! Fazendo fitagem ou não, as mechas ajudam a direcionar o caimento dos cachos, uma vez que cada região do seu cabelo tem o crescimento em uma direção diferente. Assim você pode pentear o cabelo perpendicularmente ao couro cabeludo, garantindo que a raiz não fique grudada, e sim com volume! Ou seja, penteie pra fora e pra cima, e não pra baixo (;

5. Bagunce!

agitando-a-raiz

Assim que você acabar de finalizar, passe os dedos pela raiz e agite! Arraste lateralmente os dedos pelo couro cabeludo pra soltar as mechas. Isso ajuda a desfazer divisões e dar mais volume! Jogar o cabelo todo pra frente ajuda bastante nessa hora.

6. Plopping

Eu falo sempre do Plopping por aqui, e se você ainda não conhece, invista! É muito simples, basta ter uma camiseta de algodão velha a sua disposição para amarrar na cabeça assim que acabar de finalizar! Essa amarração evita que a gravidade atue enquanto o cabelo seca, deixando-o mais leve e definido desde a raiz até as pontas. Tem um tutorial completinho aqui pra você!

7. Difusor

Famoso aliado na hora de secar e dar volume aos cachos, o difusor pode ajudar bastante! É legal utilizá-lo com o cabelo jogado pra frente e pra cima. Uma boa dica também é não mover o difusor pelo cabelo com o secador ligado. Posicione-o no lugar e só então ligue o secador, e desligue antes de retirá-lo! Puxar o cabelo pra cima e lançar o jato do secador diretamente sobre a raiz também ajuda a dar volume na raiz. Aqui nesse post tem mais dicas de como dar volume na raiz com o secador+difusor!

 


Post inspirado por Naturally Curly

Comente sobre esse post!