É possível conciliar Water Only com a correria do dia a dia?

Olá pessoal! Estou de volta com o tema Water Only aqui pra vocês, que é a rotina de cuidados que adotei há um ano e meio já. Se você não faz ideia do que eu tô falando, dá uma lida nesse post aqui primeiro, depois volta pra cá, combinado? A minha vida é bem corrida, então ao longo desses meses desenvolvi algumas estratégias para conseguir cuidar bem do cabelo mesmo com pouco tempo disponível pra isso!

Manual dos Cachos: Water Only (Lavar só com Água)

Planeje a sua semana

Meus horários são muito variados, cada dia da semana chego numa hora diferente. A melhor coisa a fazer é já estipular os dias certos pra você cuidar do cabelo. Dessa forma você consegue se preparar pra isso e não ficar desesperado(a) e arriscando uma recaída hihih. Eu, por exemplo, nos últimos meses defini que lavaria o cabelo domingo e quarta-feira (siiiim, só duas vezes na semana! Não preciso mais que isso, só no verão). Domingo era dia de hidratar, então ao longo da semana eu ia pensando no que iria usar na juba e providenciava. Se eu deixasse pra pensar no dia ia acabar ficando com preguiça ou fazendo algo não muito potente.

Faça seu chá pela manhã

Caso você curta usar chás para lavar o cabelo, que tal fazê-lo de manhã, na hora que estiver tomando café? Caso não lave o cabelo logo depois, não tem problema armazená-lo numa garrafinha até a hora que for usar. Só não recomendo mais de 12h de descanso, pois o chá pode perder muito suas propriedades!




Acordar cedo ou lavar a noite?

Se tem um dilema na vida das cacheadas e dos cacheados é esse! Agora imagina tendo que fazer chá, pentear, ver se seu finalizador tá em dia…? Eu, Giovanna, prefiro lavar a noite! Primeiro porque eu já acordo muito cedo todo dia, teria que acordar 1h antes pra poder fazer toda a rotina! Durante a semana lavo à noite, então. Um ponto positivo disso tudo é que quando você faz seu creme de pentear caseiro (já viram a quantidade de receitas que eu já ensinei pra vocês aqui?) o cabelo seca muito mais rápido! Não sei o que há nos cremes industrializados, mas eles fazem com que meu cabelo necessite de muito mais tempo para secar. Qualquer coisa também é só usar um secador com difusor pra dar uma ajudinha extra!

Organize tudo

A melhor coisa pra quem faz seus próprios cosméticos é ter tudo junto, arrumado. Todos os ingredientes (ervas, óleos, manteigas, óleos essenciais…), potes, espátulas…! Deixe tudo no mesmo lugar pra não precisar ficar rodando de um canto para outro atrás do que você quer e perder tempo. Aqui em casa tenho uma prateleira no banheiro todinha pra essas coisas, então qualquer coisa que eu queira usar eu encontro lá.

Seja multitarefas

Sempre gosto de deixar as hidratações agindo muuuuito tempo (no mínimo 1h!), então no dia que eu for fazer isso já arrumo algo pra fazer enquanto o cabelo descansa dentro da touca. Faxina, trabalho da faculdade, unha, fazer seu creme de pentear, enfim..! Nada de ficar parada dentro do banheiro desperdiçando seu precioso tempo!




Experimente coisas novas

O bom dessa vida de fazer os próprios cosméticos é que você pode sempre variar! Então tudo bem se em uma determinada semana você não tiver tempo de fazer o seu creme ou preparar uma hidratação bacana. Veja como seu cabelo reage a isso! Finalize só com umas gotinhas de óleo! Eu mesma fiz isso várias vezes esse ano, e descobri como fazer pro meu cabelo não pesar (vocês lembram o quanto eu sofria com óleo, né? Vou fazer um post ou vídeo sobre isso!).

Cuide todo dia

Notei que os cremes de pentear que eu faço, se eu não retocar a finalização, não garantem day afters tão bons quanto os cremes industrializados. Minha solução pra isso é cuidar do cabelo todo dia. Mas como fazer isso sem ter tempo? É uma lógica simples. Se você não dedicar 5 minutos todo dia (pode ser antes de sair ou antes de ir dormir, os resultados pra mim são iguais) depois de uns 2 ou 3 dias o cabelo estará embaraçado, amassado, tudo meio esquisito. Isso vai fazer você perder mais tempo na hora próxima lavagem desembaraçando ou, se precisar do cabelo bonito alguns dias depois de lavar, vai perder muito mais tempo tentando salvá-lo. Prefiro muito mais ficar uns minutinhos todo dia ajeitando alguns cachinhos que desmancharam, ou nós estranhos que sempre se formam na nuca, essas coisas. Já tenho um vídeo de revitalização fantástico aqui, é só trocar a receita do spray pra alguma coisinha que você ama!

Outra questão fundamental é seguir aquelas velhas dicas pra deixar o cabelo bem tratado sempre!

7 dicas para o dia-a-dia para ter um cabelo ainda mais bonito

Tudo bem usar creme industrializado de vez em quando

Ok, agora pode ser que muita gente fique assustada ou com raiva de mim. Sim, eu mantenho uns cremes industrializados aqui pra emergências! Não vou mentir e dizer que sempre consigo fazer meus produtinhos caseiros e que eles sempre dão o resultado que eu gosto. Posso desenvolver mais sobre esse assunto em outro post, mas por agora saiba que usei cremes para No Poo e de composições bacanas.

Eu optei por isso porque infelizmente a minha realidade atual pediu. Em um outro estilo de vida com certeza eu não sentiria essa necessidade, mas esse momento não é agora. Não há prejuízos para a técnica Water Only se o creme escolhido foi liberado pra No Poo, ainda mais se não possuir nenhum tipo de silicone. Só o fato de já não manter seu couro cabeludo em contato constante com as substâncias artificiais desses produtos já é um ganho absurdo! A economia de recursos, de dinheiro e a redução da produção de resíduos já são grande desse jeito, não deve ser desmerecida! Mas é claro que é melhor ainda pra quem não usa nada!


Essas foram as minhas dicas, pessoal! E você, tem algum truque pra seguir o Water Only tendo uma vida corrida?

Foto de destaque: Evelyn Luna

 

Comente sobre esse post!