Cachos da Gi

Dicas práticas para cuidar do seu cabelo na Quarentena

Olá pessoal! Espero que tod@s estejam bem durante esse período totalmente atípico que tem sido a quarentena, e espero que estejam se cuidando! Vamos falar hoje de algumas dicas importantes pra cuidar bem da cabeleira sem ter muito trabalho com isso! Este post é mais voltado para quem tem ficado em casa nessa quarentena (e saído à rua ocasionalmente), mas as dicas também são válidas para quem por algum fator precisa sair para trabalhar, etc.

Quando não saímos de casa por tanto tempo, a preguiça tende a tomar conta e o que menos queremos é ter trabalho com nosso cabelo, né? Se liga nessas dicas pra não terminar a quarentena com o cabelo danificado sem ter muito trabalho com isso!

1. Não exagere na lavagem

Quando ficamos dentro de casa, nosso cabelo tende a demorar mais parar secar, especialmente os cabelos longos! Por isso, reduza a frequência das lavagens para não ter problemas no seu couro cabeludo! Além do mais, não estamos sujando-o tanto assim, não é? Recomendo lavar a cada 3 dias, adotando também lavagens apenas com água ou chás.

2. Não esqueça de hidratar!

Aproveite este momento para se aventurar nas receitas caseiras de hidratação que, além de serem econômicas, não possuem componentes perigosos à saúde (como a maioria das químicas cosméticas presentes nos produtos industrializados) e são amigas do Meio Ambiente!

Aqui no blog você encontra uma enorme variedade de receitas caseiras! Se joga!

3. Utilize sprays de revitalização

Quem me acompanha aqui há bastante tempo sabe da importância de re-hidratar e pentear os fios diariamente para protegê-los. Desembaraçar as pontas com maior frequência, sempre aliando este processo com o uso de óleos, água e agentes hidratantes, evita danos nas pontas e preserva a saúde e a forma dos cachos a longo prazo, além de tornar menos sofrido o momento de lavar e desembaraçar.

Gosto muito do famoso spray de soro fisiológico, glicerina vegetal e vinagre de maçã. Para 200ml de soro, 1 colher de chá de glicerina vegetal e 1 colher de sopa de vinagre de maçã. É só borrifar nas pontas, desembaraçar e esperar secar naturalmente (não se preocupe, o cheiro do vinagre desaparece rapidinho!)

4. Evite prender demais

Coques e rabos-de-cavalo são penteados práticos, porém o uso contínuo a o longo de muitos dias pode trazer muitos danos. O excesso de manuseio, a tensão causada por penteados apertados e o atrito dos elásticos e grampos levam à quebra, deixam o cabelo propenso a desidratar mais facilmente além de deixá-lo com muitos nós e pontas duplas.

No item a seguir você confere a principal dica para não precisar fazer estes penteados tão prejudiciais aos fios!

5. Trance, trance, trance!

As tranças são excelentes aliadas de quem quer praticidade e proteção. Por manterem os fios alinhados, evitam o excesso de manuseio e, consequentemente, a quebra e o ressecamento.

Com o cabelo trançado, você pode aumentar o espaçamento entre as lavagens, ficando com elas por vários dias, mas não esqueça de cuidar das pontas – aplique 1 vez ao dia um pouco de óleo vegetal do meio para as pontas dos fios. E lembre-se: nada de tranças muito apertadas! Deixe seu couro cabeludo respirar!

Em breve mais dicas sobre as tranças que você pode usar!

Comente sobre esse post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: