Ingredientes que realmente fazem o cabelo “desmaiar” – Manual dos Cachos

Glossário:

Desmaia-cabelo

– Produto ou ingrediente lubrificante com o poder de facilitar o ato de desembaraçar os cabelos, fazendo com que os fios deslizem com mais facilidade. Ajuda a proteger o cabelo do atrito do pente, escova ou dedos ao desfazer os nós. Promove maciez aos fios.

vegetable oils
Imagem: Naturally Curly

Não existe sensação melhor do que um creme que faz o cabelo simplesmente desmaiar quando estamos desembaraçando! Ainda mais nós, cacheadas(os), que temos fios que embolam em si mesmos! Qualquer ajuda é bem vinda! O “deslizamento” num produto é a sua capacidade de lubrificar, ou seja, de reduzir o atrito para que os fios possam deslizar uns nos outros (em vez de ficar embaraçados) e para que o pente, escova ou mesmo seus dedos possam passar pelo do cabelo com relativa facilidade. Um condicionador muito “deslizamento” vai diminuir a quantidade de tempo que leva para desembaraçar seu cabelo e reduzir os danos desse processo.

Para encontrar um produto com essa característica é importante saber que componentes procurar em sua composição! Dá só uma olhada:

1. Álcoois Graxos

Os álcoois geralmente são tidos como inimigos dos cabelos, uma vez que ressecam os fios, mas na verdade os álcoois malignos são os de cadeia curta, que volatizam (evaporam) rapidamente e levam embora a hidratação do cabelo e da pele. Os álcoois graxos possuem cadeias longas, ou seja, são moléculas bem grandes e que volatizam com bem mais dificuldade. Eles possuem uma textura oleosa, escorregadia, e são emolientes, ou seja, possuem a capacidade de amaciar pele e cabelos. Essa característica faz dos álcoois graxos um componente bastante usado pela indústria cosmética em loções cremosas, condicionadores e hidratantes. Nos fios, eles são capazes de criar uma espécie de película em torno do fio, criando nele uma superfície lisa que facilita o desmanche dos nós e evita que outros se formem durante o processo de desembaraçar.

Nos rótulos, procure por: stearyl alcohol, cetyl alcohol, cetearyl alcohol 

2. Óleos e Manteigas Vegetais

Os óleos e manteigas de origem vegetal são ótimos também, pois ajudam a abaixar e suavizar as cutículas dos fios além de, assim como os álcoois graxos, ajudarem a deixar o cabelo mais “escorregadio” criando também uma película que reduz o atrito. Ao reduzir o atrito, os fios conseguem deslizar uns nos outros com maior facilidade, facilitando a remoção dos nós e previnindo a formação de outros durante o processo.

Nos rótulos, procure por: óleo de côco, azeite de oliva, manteiga de karité, manteiga de cacau

3. Proteínas Hidrolizadas

São proteínas que foram quebradas em partes menores pelo processo de hidrólise, tornando sua absorção mais fácil e rápida pelo nosso cabelo. As proteínas hidrolizadas são capazes de preencher os espaços abertos pelas cutículas danificadas ou muito abertas, tornando a superfície do fio mais lisa e com menos falhas. Assim os fios conseguem deslizar uns nos outros mais facilmente, pois possuem menos falhas.

Nos rótulos, procure por: hydrolized wheat protein,  hydrolized soy protein

E aí, quais são seus ingredientes desmaia-cabelo preferidos?

 

Fontes: @ @ @

 

Comente sobre esse post!