Cuidar de cabelo cacheado é demorado, caro e difícil?

mitos cuidados com cabelo cacheado copy

Sempre me perguntam se eu gasto muito dinheiro e/ou tempo pra “deixar meu cabelo assim”, especialmente quando encorajo amig@s de cabelo cacheado/crespo a assumirem eles naturais e abandonar os alisamentos. Então vamos desconstruir algumas ideias nesse post, porque não é nada disso!

É preciso ter tempo para cuidar

MITO! Se eu somar as horas gastas da minha semana cuidando do meu cabelo, não deve passar de 3h. Primeiro que eu não lavo meu cabelo todo dia, muito pelo contrário! Lavo 2 ou 3 vezes na semana apenas, gasto uns 15min do dia que eu lavo pra finalizar e só. Às vezes, se o cabelo não está num day after muito bom, eu faço isso que eu ensinei em vídeo, que leva uns 10min também. Mas Giovanna, você diz aqui no blog que deixa as máscaras de hidratação agindo por uma ou até duas horas! Sim, eu deixo! Mas 1) isso não é necessário! Eu que sou louca e gosto de deixar muito tempo, especialmente tratamentos mais naturais e menos industrializados. A maioria das máscaras de tratamento que você encontra por aí recomendam deixar agindo por 5 min em média! Elas já fazem bastante efeito nesse pouco tempo, que você pode usar no próprio banho. Lava o cabelo, aplica a máscara, enquanto ela age você se ensaboa, faz o que tem que fazer, depois retira a máscara e condiciona/sela as cutículas. Fim. Banho de 10min. 2) O que eu faço é: lavar o cabelo e tomar meu banho normalmente. Depois de seca, eu aplico a máscara, coloco uma touca (sempre!) e vou agitar a minha vida. Estudo, vejo um filme/série, como alguma coisa, enfim, uso esse tempo pra fazer alguma coisa enquanto o creme age. Depois de um tempo (às vezes deixo 40min, às vezes até 3h, varia muito da minha disposição rs) volto ao banheiro (você pode fazer isso no tanque também) e enxáguo o cabelo com água fria pra tirar toda a máscara, condiciono com vinagre de maçã para selar as cutículas e vou finalizar com a minha fitagem querida de costume (prometo fazer um vídeo de como eu finalizo meu cabelo!).

O fato de caprichar na rotina (ou seja, no dia de lavar) faz com que meu cabelo fique bonito por até 4 dias, sem que eu precise fazer muita manutenção. Acordar já com o cabelo bonito por 4 dias por ter gasto uns 40min mexendo no cabelo uma vez? Compensa, viu?

É caro

MITO! Por eu lavar meu cabelo poucas vezes (lembrando: cabelos cacheados e crespos tendem a serem mais ressecados, então não ficam oleosos! Não tem necessidade de lavar todo dia, ou a cada dois dias, só se você quiser mesmo! Uma boa rotina e uma boa finalização fazem o cabelo durar por vários dias sem ficar com cara de sujo), acabo usando pouco os produtos! E fora que não há nenhuma necessidade de comprar produtos carérrimos! Eu mesma já deixei claro aqui em vários posts que não faço isso, muito pelo contrário! Uso produtos caseiros e também de farmácia mesmo, que mesmo não sendo muito “potentes” às vezes, eu complemento com outras coisinhas mais naturais, caseiras, e faço hidratações incríveis! Aqui no blog você encontra essas receitas que eu faço e que fazem com que eu economize muito e deixam o cabelo super saudável e bonito.

Ter aderido ao No Poo fez com que eu usasse ainda menos produtos, porque meu cabelo ficou infinitamente mais saudável, fazendo com que não fosse tão necessário eu hidratar toooooda hora. Se você ainda não conhece essa técnica, leia esse Manual Completo que eu montei!

Dá trabalho, é difícil

MITO! Acho que o responsável por essa falácia é o fato de que o mundo (digo, a mídia, os filmes, as propagandas, etc) não representa  nós, crespas e cacheadas. Mostram moças de cabelo liso penteando ele a seco, saindo do banho e enxugando com uma toalha comum, fazendo muita espuma com o xampu na hora de lavar, etc. Nada disso é coisa que deve ser feita por nós, são comportamentos que acabam com o nosso cabelo. Embalagens de cosméticos dizem até que nosso cabelo deve ser DOMADO, CONTROLADO, dizem que ele é REBELDE. Nada disso remete ao fácil, né? Indústria, você está muito, MUITO enganada, e está enganando a muitas mulheres e homens por aí.

Pra assumir seu cabelo naturalmente cacheado/crespo é preciso mudar hábitos. Não é só (achar que deve) usar um zilhão de cremes, passar horas “”””fazendo os cachos””””. É fazer o que nunca te ensinaram: secar o cabelo com camisa de algodão ou toalha de microfibra, pentear com escova/pente de dentes largos e com o cabelo molhado somente, usar creme para finalizar (e não é pra passar só nas pontas não, pode passar nele todo sim!), evitar xampu, hidratar, não ficar passando a mão toda hora pra não desmanchar os cachos e causar frizz, enfim… (fiz uma lista desses hábitos aqui)

Uma vez assimilados e adotados esses hábitos, você nem liga mais pra eles, se incorporam a sua rotina e viram naturais. E aí é só partir pro abraço! E sem essa neura de fazer mil tratamentos toda hora! Cuidar do cabelo deve ser um prazer, não uma obrigação! Hidrata quando der, se quiser seguir o famoso Cronograma Capilar, siga, mas não precisa pirar. E aceite o frizz e volume que seu cabelo tiver. Fazem parte da natureza do cabelo crespo/cacheado, desencana de tentar acabar de vez com eles, de tentar ter cachos mega hiper ultra definidos, “perfeitos”, que esse ideal não existe!

E é isso! Espero que tenha te inspirado a aceitar o cabelo que a natureza te deu e provado que é possível tê-lo bonito e saudável! E sim, seu cabelo natural combina com você.

Beijocas!

 

Comente sobre esse post!