Resenha: Higienizador Hidratante Mari Morena (Condicionador para Co-Wash)

A resenha de hoje é do tão aguardado e desejado Higienizador Hidratante Mari Morena, que nada mais é que um condicionador feito especialmente para co-wash (se você não sabe o que é co-wash, clique aqui para saber mais)!

Composição

AQUA, CETEARYL ALCOHOL, COCAMIDOPROPYL BETAINE, CETEARYL ALCOHOL / BEHENTRIMONIUM METHOSULFATE, CETRIMONIUM CHLORIDE, SIMMONDSIA CHINENSIS SEED OIL, COCOS NUCIFERA OIL, BEHENTRIMONIUM CHLORIDE, GLYCERIN, MELALEUCA ALTERNIFOLIA LEAF OIL, PANTHENYL HYDROXYPROPYL STEARDIMONIUM CHLORIDE, POLYQUATERNIUM-7, POLYQUATERNIUM-10, ARNICA WILD FLOWER EXTRACT, PARFUM (LIMONENE), MENTHOL, METHYLISOTHIAZOLINONE / PHENOXYETHANOL / PROPANEDIOL / AQUA, METHYLCHLOROISOTHIAZOLINONE / METHYLISOTHIAZOLINONE, DISODIUM EDTA.

 

Legenda: Ingredientes condicionantes, emolientes e hidratantes em azul; que formam um “filme protetor” no fio em rosa; agentes limpantes em vermelho; óleos e extratos vegetais/naturais em laranja; conservantes e demais ingredientes que não contribuem para o cabelo propriamente em cinza.

Análise

O pH do condicionador é  4,5 , ou seja, ácido e maravilhoso para manter as cutículas do cabelo fechadinhas! Como nós sabemos, quando as cutículas do cabelo estão levantadas, a tendência do cabelo é perder hidratação para o meio, enquanto que com as cutículas fechadas a hidratação fica lá dentro do fio, bonitinha. Além disso, cutículas abaixadas deixam o cabelo com aspecto mais brilhoso, o que é ótimo!

Quanto à composição, podemos ver que há bastante componentes tanto hidratantes quanto extratos vegetais naturais. Esse balanço enriquece demais o produto! Há também o Cocamidopropyl Betaine, famoso agente limpante liberado para No Poo e Low Poo que ajuda a remover silicones insolúveis em água. Temos o óleo de jojoba (Simmondsia Chinensis Seed Oil), que é hidratante e condicionante para o cabelo, o óleo de côco (Cocos Nucifera Oil) que dispensa apresentações de tão incrível e famoso que é, e também o óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca Alternifolia Leaf Oil), poderoso antioxidante, bactericida e fungicida, e o extrato glicólico de arnica (Arnica Wild Flower Extract) que também atua contra infecções no couro cabeludo, dá sensação de refrescância, ajuda a estimular o crescimento capilar e a previnir pontas duplas.

O cheiro do Higienizador Hidratante Mari Morena é simplesmente delicioso! E é um cheiro que basta abrir a embalagem para sentir e preencher o ambiente com ele, pois é bem intenso! Os extratos naturais já influenciam bastante no cheiro, mas o carro forte é a mistura do menthol com o limonene (esse último é a mesma essência usada no Kanechom Kids, é adocicado porém não é enjoativo) e a arnica, deixando um cheirinho incrível (que por fim me lembra baunilha com menta, não sei descrever hehehe).

A refrescância talvez seja o fator mais notável desse produto: mesmo nas mãos, ao espalhar o produto, você sente! No couro cabeludo então, nem se fala! É maravilhosa a sensação que fica, e eu amei ter esse condicionador em mãos em um dia de calor intenso aqui no Rio! Bom demais (:

O fator emoliência, ou seja, ajudar a “derreter” o cabelo e facilitar o desembaraçar, não deixou à desejar. Em uma das lavagens que usei o produto, meu cabelo estava absurdamente embaraçado, então bastou eu deixar o condicionador agindo 2 minutinhos pelo comprimento do cabelo que desembaraçar não foi problema.

A consistência dele é mais grossinha, consistente, e não como a do Yamasterol ou Kanechom Kids, por exemplo, que são mais finos e espalham melhor.

Minha Opinião

Gosto da proposta de um produto hidratante e “derrete cabelo” para fazer co-wash, acho que é uma qualidade que raramente vemos em condicionadores para esse fim, e o Higienizador Hidratante da Mari Morena cumpre muito bem esse papel! Porém algumas ressalvas que eu tenho são com relação à presença do anfótero, o Cocamidopropyl Betaine, pois até hoje não tenho muita certeza sobre o quão “mais fraco” que os outros agentes limpantes (principalmente os sulfatos) ele realmente é. E como eu não uso nada no meu cabelo que possua silicones insolúveis, a presença dele é desnecessária para mim. Sinto que ele limpa muito bem, mesmo, e dependendo da situação do meu cabelo, até sinto que fragiliza um pouquiiiinho os meus fios. Acredito que isso se deve ao fato de que o anfótero age direto no meu fio, e não nos silicones insolúveis que poderiam estar ali, pois eles funcionariam como uma barreira para a ação do anfótero no fio. Mas esse aspecto senti poucas vezes apenas, na maioria dos usos que fiz desse condicionador foi só alegria!

A consistência dele, por ser mais grossinha que o usual para esse tipo de uso, não me incomodou, pois o produto espalha super bem. A refrescância é um quesito que, no couro cabeludo, é tudo de bom, mas nos primeiros usos me incomodou um pouco na mão ao aplicar/espalhar. Não sei se acostumei, ou se de alguma forma o efeito amenizou com o tempo, mas sei que parei de sentir essa sensação de refrescância que pra mim era forte demais na mão. Estou usando o meu Higienizador Hidratante de 250ml há 4 meses, mas como intecalo com outros condicionadores e outros tipos de lavagens (water only, argilas…) não posso de fato dizer se o rendimento é bom ou não, mas que é um produto maravilhoso, ah, isso é!

Prós x Contras

Prós Contras
  • Cheiro – Maravilhoso, intenso, memorável! É ao mesmo tempo doce e refrescante, como se fosse uma hortelã doce, mas muito bom e nada enjoativo (na minha opinião pelo menos rs, sei que cheiro é uma parada bem pessoal, enfim…)
  • Vegano, né amores <3
  • Feito com muito carinho pela linda Mari Morena, blogueira e youtuber que eu tenho certeza que vocês conhecem e amam!
  • Liberado pra No Poo!
  • Também ajuda na remoção de silicones insolúveis por possuir o Cocamidopropyl Betaine.
  • Ingredientes muito bons! A composição é feita com vários ingredientes vegetais super legais e benéficos tanto para o cabelo quanto para o couro cabeludo.
  • Disponível em embalagens de 250ml e 900ml
  • Não é considerado um produto baratinho… está saindo por cerca de R$38  (250ml) ou R$110 (900ml) + frete nas lojas.
  • Só está à venda online (compre aqui).

Conclusão

É um produto valioso, não só por ter sido feito pela querida da Mari, mas pela composição riquíssima e por cumprir muuuito bem a sua proposta como produto higienizador e hidratante. Recomendo muito pra quem gosta de sentir o couro cabeludo limpinho, hidratado e com oleosidade controlada! Parabéns à Mari por todo o trabalho e carinho que dedicou a esse produto!


E você, já usou o Higienizador Hidratante da Mari Morena? Conta pra mim o que achou!

2 Comentários


  1. Chocada com quanto essa resenha foi bem feita <3 Quero muito usar, mas to esperando dinheiro cair do céu.

    Responder

Comente sobre esse post!