SOCORRO! Como Retirar Umectação?

WEVO0800[1]

Não é possível que toda vez que eu faça umectação, mesmo que só na raiz (como dessa vez), o cabelo fica oleoso depois de lavar. Sério, não entendo porque não dá certo comigo :'(

Não é possível que quem faça No Poo não consiga removê-la com co-wash! Afinal, não faz sentido pra nós, Nopoozetes, lançar mão de um xampu ainda que sem sulfato para remover os óleos acumulados e teimosos. Vou dividir com vocês tudo que eu reuní de “técnicas” pra remover umectação e então você poderá decidir qual testar (não esquece de me contar depois! Pode sugerir outras nos comentários também, sou toda ouvidos )




Antes de dormir, ontem, fiz uma mistura de 1 parte de óleo de rícino para 2 de óleo de côco, e ainda pinguei algumas gotinhas de OE de Melaleuca. Fui aplicando em todo o couro cabeludo com um pincel, e quando acabei fiz uma bela de uma massagem (o sono veio rapidinho rs), prendi o cabelo num coque e fui dormir. Umas 8h depois (já tendo ido pra academia e nadado) lavei o cabelo com argila branca (já ensinei como faz aqui, só não usei OE de melaleuca porque já tinha usado na umectação), selei as cutículas com vinagre de maçã e finalizei com o finalizador Pós Progressiva da Bioextratus e também com gel de linhaça. Mais detalhes sobre a rotina desse dia, leia aqui.

Co-Wash

Não deu certo comigo. Nem caprichando ao máximo, não saiu. Já me aconteceu de eu umectar, fazer co-wash e ficar com o cabelo oleoso, daí um ou dois dias depois de lavar fazer outro co-wash e o cabelo ainda assim permanecer nojento e melecado de óleo (menos, mas ainda assim oleoso). Pior ainda quando faço umectação no cabelo todo, porque simplesmente não sei esfregar o comprimento do cabelo! Se alguém souber como faz isso, me ensina por favor rs! O máximo que faço é enluvar, ponto. Co-wash não rola (já tentei usando Yamasterol Amarelo e o Creme Multy da Salon Line).




Xampu Sem Sulfato

Bem, como eu falei, não faz sentido pra quem faz No Poo usá-lo. Se você tem dúvidas sobre o porquê disso, leia esse post aqui que vai te ajudar a entender melhor! Mas já fiz por questão de desespero, ainda porque não sou muito presa a regrinha de técnica não, viu! “Oficialmente” eu sigo No Poo, pois minhas rotina são majoritariamente correspondentes à essa técnica, mas nada me impede de usar um creme ou xampu de Low, ou até de usar proibidos, sulfatos, petrolatos, e afins, como já fiz aqui e aqui, por exemplo. E já teve vez que mesmo com o xampu o cabelo ficou oleoso, e acabei usando em duas lavagens seguidas. O xampu que já usei pra isso que conseguiu tirar foi o Oro Argan Shampoo Creme, e o que continuou com os óleos no cabelo foi o Novex Low Poo.

Argila

Dessa vez usei a argila branca para tentar remover a umectação, e não deu certo. Talvez com a verde dê, pois sinto que ela limpa (“resseca”) mais que a branca, que é mais suave. Para saber mais detalhes sobre lavagem capilar com argila, leia aqui e aqui. Em resumo é só dissolvê-la um pouquinho em água até você atingir uma consistência legal e ir aplicando na raiz, tranquilamente! O cabelo fica limpinho, a produção sebácea fica equilibrada e os fios ficam leves leves.

 UCPE

Depois de pesquisar bastante, eis a solução! Confesso que não testei ainda, mas certamente na próxima umectação que eu fizer vou testar a ideia.

A UCPE é uma sigla para umectar-condicionar-pausar-enxaguar. Você faz assim:


  1. Faz a umectação normalmente, deixando o tempo que quiser/puder.
  2. Quando já quiser tirar, aplica por cima um condicionador
  3. Pausa por 20-25 minutos, ou seja, deixa ele lá agindo quietinho.
  4. Passado esse tempo é só enxaguar que são tudinho!




Vi muita gente falando que só assim consegue efetivamente tirar a umectação. A “teoria” por trás dessa técnica é que o condicionador possui maior afinidade com os óleos, uma vez que a maioria possui ingredientes emulsificantes, cuja função é justamente fazer essa mistura entre óleo e água ficar homogênea e não em fases. Então quando deixamos o condicionador agindo por alguns minutos ele consegue “diluir” o óleo pra que depois a água remova. Faz sentido, né? Não sei porque nunca testei nem pensei nisso antes hihihi

Espero que tenha ajudado! Conta pra mim a sua experiência!

11 Comentários


  1. Ucp pra mim não funciona nem com reza. Tive que tirar com shampoo pra low, pq oleo de coco impreguina no meu cabelo de uma forma que só Jesus na causa.

    Responder

  2. Amido de milho! Isso mesmo, kkkkk, o amido de milho vai sugar o oleo do cabelo. Passe ele diretamente sobre o oleo, até ficar parecendo uma velhinha do cabelo branco rsrsrs deixe descançar 20, 30, 40minutos vai depender do tanto de óleo, vá molhando aos poucos e esfregando. Depois vinagre de maçã com água e esfregue mais um pouco.

    Responder

  3. Mas você fez cowash ou o tal do UCPE (Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar)? Só lavar com condicionador não funcionou pra mim, mas passando o yamasterol, esperando uns 20 minutos, enxaguando e depois “lavando” de novo com o yamasterol (agora sem esperar e esfregando bem o couro cabeludo) ficou ótimo. bjs

    Responder

    1. Não testei o UCPE não, dessa vez fiz só a lavagem com argila mesmo. Na próxima umectação que eu fizer vou testar 🙂 Beijosss

      Responder

    1. Oi Cecília! Obrigada pela dica! Acabei, depois de postar, pesquisando mais e descobri mais detalhes sobre o UCPE, atualizei o post e adicionei ele como “solução” !
      Vou testar na próxima umectação que eu fizer! Beijocas

      Responder

Comente sobre esse post!