Cachos da Gi

Como lidar com o frizz? | Dicas, receitas caseiras, tratamento e mais!

Uma coisa que incomoda muita gente, especialmente quem tem cabelo cacheado e crespo, é o famoso FRIZZ. É aquele cabelo arrepiado que se desprende da maioria e fica livre leve e solto rondando a nossa cabeleira. Ele aparece também quando prendemos o cabelo e ficamos com uma auréola de fioszinhos na frente da cabeça que se recusam a ficarem presos.

Hoje no meu instagram (@gi.oaken) recebi essa pergunta: como lidar com o frizz? Respondi em um story curtinho de 15 segundos mas senti que esse assunto merecia mais que isso! Então tô aqui pra dar algumas dicas e trocar uma ideia sobre esse assunto! Bora?

Antes de mais nada: aceite que o frizz faz parte!

A não ser que você carregue a mão em spray fixador ou gel, seu cabelo vai ter frizz. Se seu fio for cacheado ou crespo então, mais certo ainda. O melhor a fazer é DESAPEGAR e entender que ele é o que dá volume à nossa juba, é o que dá vida e naturalidade pro cabelo!

É humanamente impossível evitarmos o frizz e passarmos o dia tentando domá-lo. Tá?

Mas é claro que há casos do que eu chamaria de “frizz crônico” que ultrapassa essa “normalidade” e pode ser sinal de que algo não anda bem com a saúde dos seus fios!

Se esse for o seu caso, seguem mais dicas:

1. Manter o cabelo hidratado

Em muitos casos o frizz é sinal de que seu cabelo está ressecado. Por isso eu recomendo muuuito que você cuide dessa etapa do seu tratamento e veja se vc está hidratando o cabelo o suficiente!

Eu recomendo demais hidratações com glicerina!

Clica aqui pra ver receitas de hidratação caseiras!

2. Invista em umectação

Muitas vezes também o que seu cabelo precisa é de óleo. Eles ajudam demais a dar maciez e maleabilidade pros fios, além de atuarem muito contra porosidade (que também é uma das causadoras de frizz mais intenso).

Eu sou muito fã de umectação com azeite de oliva e óleo de côco!
Dou mais dicas sobre umectação nesse vídeo aqui!

3. Não esqueça de selar as cutículas!

Um dos fatores que intensificam o frizz é também o estado de “fechamento” das cutículas – quando fechadinhas o cabelo fica com mais brilho e mais macio, menos estático, além de mais “comportado” (com muitas aspas).

Já ensinei muitas receitas de condicionador caseiro aqui no blog e no youtube também!

+ Clica aqui para ver receitas de condicionador caseiro!

4. A finalização importa!

Não adianta descuidar dessa etapa – a finalização garante que os tratamentos que fazemos não irão ser perdidos ao longo dos dias! Ela protege os fios com uma leve camada que impede que ocorram danos, ressecamento, quebra, etc.

Eu recomendo muito o uso de gel pra dar mais definição e evitar um frizz mais intenso! Você pode fazer seu gel em casa – como gel de linhaça, de aveia, de tapioca ou de goma xantana.

Cremes de pentear são super coringas para isso também, e já ensinei várias receitas aqui no blog! Clica aqui pra ver!

5. Revitalização é bom e a gente gosta

Ao longo dos dias, mesmo tendo caprichado na finalização, você pode ajudar mais ainda seu cabelo a realinhar, pois em geral muitos cachos desmancham, embaraçam e “esfarelam”, o que aumenta o frizz. Eu gosto muito de revitalizar o cabelo com uma receita de spray caseiro que ensino pra vocês nesse vídeo. Basta aplicar o spray nas mechas que você acha que precisam e remodelar os cachos, penteando e até fazendo dedoliss se quiser. Depois de seco cabelo fica como se tivesse acabado de finalizar! Amo!


Por hoje foi isso! Espero que tenham gostado das dicas! Beijosssss

Comente sobre esse post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: