Manual: Clareando Cabelo Com Henna

IMG_5091

O post de hoje é sobre o processo de clareamento de um cabelo hennado, ou seja, que já possui Henna! Vou contar sobre a minha experiência e falar sobre a ciência por trás disso tudo!

Estrutura capilar: Medula, Cortex e Cutícula!

Já sabemos que a Henna é um compromisso pra vida – ok, não é pra tanto, mas será por um longo tempo pelo menos! Antes de tudo: se você não sabe o que é Henna, leia esse post aqui e depois volte! O tipo de pigmentação que a Henna deposita no cabelo é diferente da das tinturas, pois penetra a níveis muito mais profundos do fio do que as colorações “normais”.  O que acontece é que o pigmento, o Lawsone, se une à queratina de forma permanente, então os reflexos laranjas/ruivos/acobreados permanecerão firmes e fortes!  Entenda como essa pigmentação funciona:

 

 

henna dye
Diagrama Esquemático da Pigmentação com Henna no Cabelo: quando a mistura da henna cobre o fio, o Lawsone migra gradualmente da henna para o fio, fixando-se junto à queratina!

Quanto mais tempo você ficar com a mistura da Henna no cabelo, mais as moléculas de Lawsone irão penetrar no fio. Por isso que é complicado dizer que a Henna escurece o cabelo conforme você deixa mais tempo, faz mais aplicações ou utiliza receitas mais concentradas. Não é que ela vai tender ao marrom/preto, e sim a cor ficará mais intensa! Em um fio muito claro, uma aplicação fraca (ou seja, diluída, feita por pouco tempo, etc) irá deixar um laranja/ruivo muito claro, pois pouco Lawsone terá se fixado. Mas se você fizer uma investida maior, ficará um cobre super intenso, “mais escuro”.

Há pela internet um GRANDE MITO de que a Henna “encapa” os fios, impedindo que qualquer outro tratamento ocorra. Esse diagrama acima foi retirado de um estudo de uma moça PhD em Henna, no qual ela diz que “Uma vez que a molécula do pigmento vermelho alaranjado se liga à queratina que envolve o núcleo pigmentado do fio, a cor resultante será diferente para cada fio e para cada pessoa.” Ou seja, não tem essa de “encapar” o fio, e sim de se unir à camada de queratina mais externa do fio! E é apenas a molécula do pigmento, e não uma “capa” que bloqueia o funcionamento das cutículas como portas para o recebimento de tratamentos (como a Parafina faz, por exemplo). Olhem só essa outra imagem também contida no estudo (leia ele aqui!)

henna dye 2

A ciência por trás do clareamento do cabelo

Já o processo de descoloração , que causa o clareamento do cabelo, é bem diferente disso tudo! Seja por meio de tinturas ou por meio de pós descolorantes, você irá utilizar água oxigenada no processo, o peróxido de hidrogênio! O que ele faz nada mais é do que reagir com os pigmentos já presentes no fio, removendo a sua cor – nem sempre totalmente, às vezes é preciso tempo. O resto da mistura contém componentes que facilitarão a entrada da Ox no fio, ou seja, irão abrir as cutículas – mas abrir meeeesmo. A descoloração com pó descolorante é mais agressiva para com as cutículas do fio do que o uso de tinturas, mas ambas acabarão danificando-as de alguma forma. O melhor é sempre ir com calma! Por ser um processo químico agressivo, o clareamento deve sempre ser feito gradualmente para não destruir o cabelo! Você não quer um cabelo arrebentado, com a estrutura destruída e propenso a quebras drásticas e corte químico né? Clareie um pouco, recupere, clareie mais um pouco, recupere de novo, até atingir o tom que deseja de forma saudável!

Beleza, mas dá pra clarear a Henna?

Sim. Quer dizer, dá pra clarear o tom de um cabelo hennado sim! Pelo que eu já estudei sobre a Henna – não só vendo casos de pessoas que tentaram clarear, mas pesquisando sobre a ciência desses processos, o Lawsone me parece ser mais resistente que a Melanina (nosso pigmento natural do cabelo) no processo de clareamento com a água oxigenada. Então quando o seu cabelo já está com o Lawsone nele e você passa uma tintura para clarear (ou seja, numerações 9.0 até 12.0 e oxigenada de volume 30) ou um pó descolorante (também com ox de 30, nunca mais do que isso! Ox de 20 volumes quase não clareia nada, mantém o tom), quem irá sofrer o clareamento serão as moléculas da sua base, ou seja, as de Melanina, enquanto as de Lawsone pouco serão alteradas.

Em resumo, a minha tese é que você não irá remover facilmente o Lawsone. Elas grudam mesmo no cabelo, sabe? Clarear você consegue, mantendo a tonalidade ruiva.

Olhe aqui uma blogueira que possuía o cabelo hennado com a raiz natural e descoloriu tudo (em inglês)

 Minha experiência

Eu fiquei com medo de usar uma tinta 10.0 e ficar com o cabelo laranja claro demais. Então escolhi uma tintura 9.0 pra retocar a raiz e de quebra puxar pro comprimento e clarear um pouco. Como da outra vez que eu pintei o cabelo sobrou meio tubo de 8.4, usei ele mais dois tubos de 9.0 em todo o cabelo, por igual, com ox de 30 volumes (exceto a mecha descolorida! Não encostei nela!). Ah, usei tudo da marca Acquaflora de novo! Resenha aqui.

 

Pintei tudo, inclusive a sobrancelha, e a raiz ficou obviamente bem menos ruiva que o resto. Ficou um loiro estranho, com se fosse na verdade um ruivo desbotado.

Depois hennei! Lembram que quando eu fiz a mistura da henna pela primeira vez sobrou uma boa quantidade que eu congelei? Pois então: coloquei no microondas pra descongelar e apliquei em tudo (exceto na mecha loira, como vocês já sabem!). Não diluí nem nada, passei direto. Deixei agindo por 3h30. E o resultado foi:

Clareou cerca de 1 tom, eu acho! Nessas fotos a Henna ainda não está oxidada, então só vou saber daqui a alguns dias se deu diferença mesmo. Lembro que quando eu pintei/hennei pela primeira vez, o cabelo ficou com a raiz levemente mais clara que o resto, com está agora, e depois igualou. Acredito que irá acontecer o mesmo agora!

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida é só deixar aí nos comentários que farei o possível para resolver! Beijocas!

24 Comentários


  1. Oi Giovanna! Hennei ontem pela primeira vez, fiz aabase semana passada, com 8.3+8.4 da Alfaparf. Porém estou assustada porque minha raiz parece estar mais clara/avermelhada que o resto do cabelo, mas não levemente, talvez aparentemente. Quanto tempo demorou para sua raiz igualar? Estou com medo de ter manchado meu cabelo !!

    Responder

    1. Oi Mariane! Depois da oxidação o cabelo tende a dar uma boa igualada! Mas talvez o problema tenha sido na base em si, pois a henna manchar é algo muuuuuuito difícil!
      Bjs!

      Responder

  2. Gi, tudo bem? Adorei seu post. Achei bem didático. Tenho henna no cabelo todo. Passei henna 100% natural que comprei no Marrocos. Lá eles moem a planta na hora e vendem pra gente. Está um ruivo escuro bem bonito. Eu queria só fazer umas mechas mais claras, ruivas mesmo, só para dar uma iluminada. O que eu poderia fazer? Obrigada!

    Responder

    1. Oi querida! Fico muito feliz que tenha gostado!!
      Acredito que um processo normal de mechas não deixará seu cabelo loiro não, desde que não use produtos com componentes matizadores (que anulam o ruivo! cuidado!)
      Faça antes um teste de mecha pra ter certeza de que não ganhará mechas loiras! Mas com a henna pura dificilmente terá esse problema, a meu ver.
      Beijocas!

      Responder

  3. Olá, sou nova por aqui, atualmente HENNA 1 aplicação e seu post ajudou muito.
    Queria saber se a sua mecha foi descolorida com o cabelo já com HENNA.

    Responder

  4. Olá Giovanna, eu queria tirar uma dúvida! Já faz um ano que eu não passo hena, de cor preto, e meu cabelo está uma metade castanho (que é a cor natural) e preto por causa do hena. Eu queria clarear meu cabelo e já fiz até um teste de mecha para ver se dava certo, mas não deu! Seria possível eu descolorir a parte preta do meu cabelo que está com o hena com algum outro produto ou aplicar uma coloração totalizante de cor clara, para que essa parte preta clareia?

    Responder

    1. Oi Amanda! Tonalizante não clareia o cabelo! E acho que você não precisa descolorir o cabelo, esse procedimento é muito agressivo. Experimenta em uma mecha aplicar uma tintura 10.0 com ox de 30! Espero que consiga!! Beijocas!

      Responder

  5. Oi Gi , gostaria de saber se posso clarear as pontas do meu mega indiano castanho escuro pra ficarem loirod tipo um ombre hair ? Pq todas as cabeleireiras dizem que nao posso clarear pra chegar no tom loiro 12.1.. Sabe me dizer ?

    Responder

    1. Oi Susane! Se o seu mega for de cabelo natural, não vejo problema. Porém lembre-se que a henna não clareia! E chegar no tom 12 é bastante agressivo e pode danificar bastante o seu cabelo! A minha mecha descolorida está num tom próximo disso e está bem danificada, ainda estou trabalhando pra recuperá-la (e sei que nunca ficará 100%). Tome cuidado para não estragar de vez seu mega, ok? hihihi
      Boa sorte! Beijocassss

      Responder

  6. Boa tarde, qual a marca de henna que você usa? Bjs

    Responder

  7. Giovanna!!!!! Perfeito seu post, era a informação que eu procurava, obrigada, obrigada, obrigada!!! Meu cabelo está da cor do seu antes de clarear com a raiz também escura, cacheado também ,vou lá agora fazer o processo para clarear e hennar de novo. Não saio mais do seu blog!! Rsrs beijo e sucesso!

    Responder

  8. Só esqueci de falar no último comentário que uso tonalizante da cor do meu cabelo na raiz e aplico henna pra não descolorir e não precisar passar tonalizante no cabelo todo. Na primeira vez que usei henna,usei nele todo. Será que com isso consigo clarear com tinta?

    Responder

  9. Giovanna, meu cabelo é bem mais escuro que o seu, tipo castanho escuro, quase preto, mas é virgem, será que se eu jogar uma 10 com 2 tubos de 8.4 com ox de 30 vai ruivar? Minha intenção é passar henna depois!

    Responder

    1. Olá Aracely! Acredito que com essa receita você consiga chegar no ruivo sim! Mas de qualquer forma, faz teste de mecha antes! Como você já possui um tonalizante nos fios, talvez ele dê alguma alteração no ruivo, não sei. Cuidado para não ficar manchado, é legal ir a um profissional fazer essa tintura pra não correr risco depois 🙂 E depois é só hennar e ser feliz e ruivíssima 😀

      Responder

      1. TENHO UMA GRANDE DUVIDA SE A HENNA NAO DESBOTA PORQUE PRECISO FAZER A SEGUNDA HENNADA OU A TERCEIRA HENNADA ?? ALGUEM PODE ME EXPLICAR POR FAVOR

        Responder

        1. Oi Elaine! A henna não apenas colore, ela também trata o cabelo, deixando-o mais encorpado, nutrindo e dando brilho. Muita gente faz mais hennadas para fechar um pouco o tom, dar uma “escurecida” (na minha concepção isso só ocorrerá se o cabelo estiver beeem claro antes). Maaas o meu caso é por causa do retoque da raiz! O cabelo cresce e eu preciso hennar essa parte pra igualar o tom 🙂

          Responder

  10. Gi, gostaria de saber como fazer a manutenção da raiz com a henna.
    Pode me ajudar?

    Responder

    1. Oi Andressa! A raiz você primeiro deixar na mesma cor da base que estava o cabelo antes de passar a henna. Depois é só aplicar a henna normalmente! Você pode tanto hennar no cabelo todo quanto só na raiz mesmo, você que decide. Qualquer dúvida é só falar :*

      Responder

Comente sobre esse post!