Manual dos Cachos: Vinagre de Maçã

Geralmente quando falo pra alguém que uma das melhores coisas que eu fiz com o meu cabelo foi usar Vinagre de Maçã, pensam que estou falando de combate a piolho (rs). Mas não é nada disso. O uso do

Vinagre de Maçã (de preferência sem álcool e orgânico) nos cabelos garante mais brilho aos fios e selagem da hidratação, dentre muitos outros benefícios.

Utilizado corretamente, o Vinagre de Maçã equilibra o pH dos fios, fazendo com que as cutículas se fechem. Isso acontecendo, mantém-se a hidratação recebida e os fios ficam mais brilhantes e com a elasticidade ideal. É de grande ajuda para acabar com fios opacos e pontas duplas ;}

Mas como isso funciona? Primeiro, vamos entender rapidamente que o pH (potencial hidrogeniônico) é uma escala que mede o quanto uma substância líquida é ácida (pH menor que 7), neutra (pH igual a 7) ou alcalina/básica (pH maior que 7). Quando aplicamos alguma coisa no cabelo com caráter básico (pH maior – ex.: xampus anti-resíduos) as cutículas do cabelo se levantam, permitindo a entrada e saída de nutrientes, umidade, etc. Já uma substância ácida (pH menor – ex.: vinagre de maçã) faz com que as cutículas se fechem, retendo tudo que conseguiu “entrar” nos fios. O pH dos nossos fios fica entre 4,2 e 5,8 e o do Vinagre de Maçã entre 2,5 e 3,5, o que faz com que ele, quando aplicado após uma hidratação, feche de vez as cutículas.  Em geral, máscaras, condicionadores, e leave-ins possuem pH mais ácido que o do xampu justamente por isso.

Ok, mas como usar na minha rotina? O essencial é que seja usado sempre após uma limpeza profunda seguida de hidratação, para que você assegure que vai reter o tratamento. Eu, que hidrato toda vez que lavo, uso toda vez que hidrato o/ E diluído, sempre! Nunca puro!

Existem duas possibilidades quanto à proporção de vinagre pra água:

Opção 1: 1 colher de sopa de Vinagre de Maçã para 200 ml de água. Depois que tiver hidratado/condicionado, enxágue com água fria para retirar todo o produto e aplique o vinagre diluído. Não precisa enxaguar depois (não fica cheiro! Sai logo logo)

Opção 2: (a que eu faço) 2 colheres de sopa de Vinagre de Maçã para 180 ml de água.

Depois que tiver hidratado/condicionado, enxágue com água fria para retirar todo o produto e aplique o vinagre diluído. Deixo agindo por 2 min e enxáguo bem mal enxaguado mesmo, só dou um “susto” com água fria nos fios.

Eu deixo essa mistura numa embalagem antiga de outro creme, que já tem uma tampinha que facilita a aplicação. Nunca uso tudo de uma vez só, geralmente essa receita dá pra 3 ou 4 aplicações. E eu sinto muita diferença quando não uso o vinagre, faz muita fala! É amor mesmo <3

Clique aqui pra ver todas as vezes que eu usei o Vinagre de Maçã na minha rotina!

Qualquer dúvida, é só deixar aqui embaixo no box de perguntas! Beijocas

Fontes de consulta para este post: + + +

54 Comentários


  1. Minha filha tem os cabelos cacheados ela tem 6 anos, porém os dá frente estão totalmente ressecados e quebradiços.(acho q pelo fato de ir com. O cabelo amarrado pra escola) O que posso usar pros cachos dá frente voltar a ser como eram??

    Responder

    1. Oi Vanessa! Quando eu era pequena sofria muito com isso também, pois sempre usava o cabelo preso. Uma dica é sempre que possível hidratar o cabelinho dela! Essa receita aqui é fantástica e pode ser usada em crianças (por ser 100% natural). Passar um gelzinho de linhaça misturado com algum óleo vegetal (pode ser o de côco ou, se preferir um mais leve, o de semente de uva) na hora de fazer o penteado pode ajudar a proteger também os fios. Beijocas!

      Responder






  2. Oi, Gi! Tudo bem? Estou amando seu blog e pegando todas as dicas! 🙂
    Só pra ver se eu entendi tudo, queria ver se meu pensamento está certo. Você me corrige, por favor? Hehehehe

    Possibilidade 1:
    Lavagem (Co-Wash, então vai direto pro Condicionador) + Vinagre de Maçã pra selar + Fitagem (ou Leave-In).

    Possibilidade 2:
    Lavagem (Co-Wash) + Água Fria pra selar + Fitagem (ou Leave-In).
    >>Aqui a Água Fria já sela normalmente, é isso?

    Possiblidade 3:
    Shampoo (No Poo) + Condicionador (No Poo) + Vinagre de Maçã pra selar + Fitagem (ou Leave-In).
    >> Aqui o Condicionar + Vinagre fazem sentido? Ou só um deles já vai selar meu cabelo? Isso que fiquei mais na dúvida.

    Super mega obrigada! 🙂

    Responder

    1. Oi flor! Que bom que está gostando, fico mt feliz <3
      Vamos lá: a fitagem você faz com o leave-in (que é o famigerado creme de pentear mesmo)! A fitagem é uma técnica de finalização em que vc usa o creme de pentear (leave-in) pra ajudar a formar os cachinhos, formando fitas.
      Possibilidade 1 – certinho! Lembrando que o condicionador para co-wash não pode ser qualquer um! Qualquer dúvida dá uma olhadinha no Manual do Co-Wash!
      Possibilidade 2 – sim, a água fria já ajuda bastanteeee a selar as cutículas dos fios!
      Possibilidade 3 – na verdade, ao seguir a técnica No Poo vc não faz uso de xampu… Já no Low Poo vc usa apenas xampus que não possuam sulfatos na composição! E também não precisa usar condicionador E vinagre de maçã, um desses só já é suficiente pra fechar as cutículas e deixá-las seladas 🙂

      Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida é só falar! :*

      Responder



  3. Giovanna,
    Usar em toda lavagem vinagre não dá efeito rebote?
    Vc já usou vinagre misturado a máscara? Ou puro antes da máscara?
    Vc utiliza vinagre em todas as lavagens?

    Responder








  4. meu cabelo está com uns fios com aspecto mastigado. esses fio tendem a ser mais grossos q os outros q nao estao afetados, mas estou com medo de isso “impregnar” no cabelo inteiro, pq algumas pontas tb estao assim, e eu cortei o cabelo agora em março, mto recentemente =( fora q parece poroso,, de tanto frizz… o que eu faço? ja tentei reconstruçao, umectaçao, hidrataçao, vinagre de maça… nada ta dando jeito, eu to mto chateada =(
    faço no poo ha 4 meses, uso balsamo de manaima pra cowash (se vc nao conhece, é a mesma composiçao do yamasterol, só q sem o pantenol e o extrato de babosa), elseve nutriçao intensa p condicionar e finalizo com yamasterol (meu cabelo é 2b, entao nao me preocupo mto com definiçao rs) e borrifador no dia a dia. me de uma ajuda pfvr =(((((((((((

    outra duvida: vinagre de maça no borrifador faz mal? dilui cerca de 15ml em 150 de cha de hortela + 50 ml de soro fisiologico, será q tudo bem?

    Responder

    1. Oi Juliana! Olha, não sei te dizer como resolver esses fios “mastigados” não… Eu tenho uns assim também, são fios quebrados! Às vezes quando a gente desembaraça o cabelo acaba arrebentando, pois os nós (que são normais, especialmente em fios mais cacheados/crespos) provocam essa quebra. Se ao desembaraçar não agirmos com cuidado, penteando ele seco e/ou sem nenhum produtinho pra auxiliar o fio a escorregar, podemos agravar ainda mais esse quadro.
      Eu, pessoalmente, sou bem desencanada com isso! Meu cabelo embaraça, não tem jeito, é normal. Mas se de fato isso estiver te incomodando muito, tente fazer o Cronograma Capilar! Adeque a sua rotina a seguinte ordem de tratamentos:
      H-H-N-H-H-R-H-H-N e aí repete. (H-hidratação, N-nutrição, R-reconstrução). Já experimentou a hidratação com amido de milho, glicerina e óleo de côco? É um tratamento combo que ajuda demais a amenizar o aspecto de fios ásperos.
      E sobre o vinagre de maçã no borrifador – acho que não faz mal nenhum! Como está bem diluído, não deve causar danos não, mas também é bom ir usando aos poucos pra ver como seu cabelo reage. O que pode acontecer é um certo enrigecimento (essa palavra existe? rs) do fio devido ao excesso de selagem das cutículas.
      Espero que tenha ajudado! Beijocas

      Responder



  5. Oi!! Conheci seu blog faz pouco tempo, e já adorei as dicas *-* Quero muito experimentar essa do vinagre de maçã! 😀 Faço no-poo há mais ou menos 2~3 meses (não fiz low, fui direto pro no o.O, eu já meio que fazia antes sem saber, não direito, costumava misturar tudo x.x). Queria muito agradecer por passar todos esses conhecimentos, e estou animadíssima para testar! 😀

    Responder














  6. Nossa, muito bom seu site, rodei em vários e ninguém explicava esse no poo direito, nem tinha ideia de como ia fazer hidratação, porque geralmente a gente lava primeiro com shampoo e sem usar ele fiquei na duvida.
    Obrigado.

    Responder







  7. seu cabelo é divino, lindo, magnifico. fiquei apaixonada. quero todas as suas dicas. e o que vc faz para ter um cabelão tão comprido?

    Responder

    1. Obrigada, Daniela! Eu procuro manter uma regularidade nos cortes (mais ou menos de 3 em 3 meses) e vivo fazendo massagem no couro cabeludo, que ajuda a ativar a circulação e estimula o crescimento. Se feita com óleo, a massagem dá mais resultado ainda. Mil beijos <3

      Responder

Comente sobre esse post!